Desconfinamento gradual em Portugal a partir de 15 de Março

Covid 19

As novas medidas de desconfinamento em Portugal, entram já em vigor com efeitos a partir de 15 de Março. Saiba as datas importantes e o que muda.

Regras Gerais:

  1. Teletrabalho sempre que possível;
  2. Horários de funcionamento:
    • 21h durante a semana
    • 13h ao fim-de-semana ou feriados
    • 19h para retalho alimentar
  3. Proibição de Circulação ente concelhos em 20-21/03 e de 26/03 a 05/04 (Páscoa)

15 Março

• Creches, pré-escolar e 1.º ciclo (e ATLs para as mesmas idades);

Comércio ao postigo;

Cabeleireiros, manicures e similares;

Livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária;

Bibliotecas e arquivos.

5 ABRIL

2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades);

Equipamentos sociais na área da deficiência;

Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;

Lojas até 200 m2 com porta para a rua;

Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal);

  • Esplanadas (máx. 4 pessoas)

Modalidades desportivas de baixo risco;

Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

19 ABRIL

Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo;

Eventos exteriores com diminuição de lotação;

Casamentos e batizados com 25% de lotação.

3 MAIO

Restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário;

Todas as modalidades desportivas;

Atividade física ao ar livre e ginásios;

  • Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação;

Casamentos e batizados com 50% de lotação.

Fonte: Controlar a Pandemia Conselho de Ministros, 11 de março de 2021

Rita Araújo

Como reagir a uma má crítica ou queixa publicada nos Social Media?

Através da nossa Sessão de Consultoria gratuíta que disponibilizamos, esta começa a ser uma pergunta bem frequente. Dada a exposição que cada negócio tem nas redes sociais, não tão só os elogios abundam. Também há critícas e queixas, que o Consumidor real ou fictício, deixa marcado na comunicação de cada negócio.

Não existe um guião para reagir a esta situação, por isso o bom senso impera. Primeiro terá de se averiguar o motivo da queixa, junto dos colaboradores internos e determinar se é real ou fictícia. Sabemos que com a globalização da Web, nem todas as situações são verdadeiras.

Se uma queixa não é verdadeira, uma vez que não corresponde a um Cliente real, o primeiro passo a dar é denunciar a situação e o segundo denunciar o perfil do queixoso, uma vez que, na maioria, neste carácter penoso, se trata de falsos perfis.

Na situação de um Cliente Insatisfeito por qualquer motivo:

  1. Todos os comentários positivos ou menos positivos, carecem de uma resposta atempada
  2. Deverá responder ao comentário, agradecendo a mais-valia para o seu negócio desse comentário, enaltecendo que irá averiguar o que sucedeu, dando uma resposta tão breve quanto possível.
  3. Nesta resposta, e em todas, a nível de SEO, não deve mencionar o nome do seu negócio.
  4. Após a verificação dos factos, deverá enviar uma nova mensagem, em que esclarece que infelizmente já sabe do que ocorreu, solicitando um contato personalizado por e-mail ou telefone, para entrar em contato com o Cliente
  5. A insatisfação poderá ser resolvida de várias formas, tema para um próximo blog, mas deverá sempre informar o Cliente que face ao que expôs, contribuiu para que não volte a acontecer, face aos parâmetros de qualidade do negócio.
  6. Será sempre importante realizar um contato futuro, informando o Cliente dos novos procedimentos adotados face à situação que o levou à insatisfação.

As críticas e descontentamento deverão ser encaradas como uma oportunidade de melhoria e nunca como uma agressão ou descontentamento pessoal. Os negócios existem para satisfazer as necessidades dos Clientes e, sendo válidas, são uma ferramenta poderosa para a melhoria de processos e adequação da nossa Oferta ao Cliente.

Rita Araújo

Autenticidade nos Meios Digitais

Todos nós assistimos á publicação de conteúdos perfeitos, esterótipos de vidas perfeitas, bem como momentos paisagísticos. Mas obviamente as publicações e conteúdos privadosnão se fazem de insucessos, mas uma Marca deverá respeitar a sua autenticidade, valores e missão.

Muito do que é publicado singularmente nas redes sociais é fruto dos nossos instintos, da nossa satisfação momentanea, ou mesmo da nossa afirmação pessoal.

A comunicação a nível pessoal nunca deverá ser confundida com a comunicação coorporativa. A autenticidade, transparência duma Marca, resultam na Confiança dos seus Consumidores e Pottenciais Clientes. Os valores, transparecem numa organização, deverão ser fomentados e transmitidos. Porque isso constitui a autenticidade duma Marca.

Quanto mais transparente for a Marca, com uma a projeção de seus valores e ideais, mais os potenciais consumidores ou consumidores se aproximarão, ou se afastarão da mesma.

Não confundir comunicação pessoal com comunicação instintucional. Mas até que ponto os dois não interagem???

Rita Araújo

51% da Restauração em Portugal encontra-se encerrada

Estes números assustadores foram ontem divulgados nos canais telivisivos, sendo que muitos dos estabelecimentos, não sabem se voltarão a exercer atividade. O que pode fazer, como proprietário durante este período de confinamento?

Em primeiro lugar, apostar na formação,. Existem inúmeros Cursos de elevada qualidade, gratuítos ou financiados, que lhe permitirão adquirir ou validar competências na Gestão do seu negócio. Através da valorização de competências como Gestor e até dos seus colaboradores em layoff, incentivando-os e inscrevendo-os, poderá tornar o seu negócio sustentável e mais produtivo.

Avaliar como é efetuado o controle de stocks e armazenamento. Através da aplicação de procedimentos e workflows, poderá poupar muitos milhares no final do ano. Aplicar um sistema efetivo de controlo, permitirá também ter uma análise de oscilação do custos das mercadorias adquiridas ao longo do tempo e provavelmente renegociar condições mais vantajosas win-to-win com os seus fornecedores.

As suas fichas técnicas estão atualizadas? O preço de custo da matéria prima tem em conta o desperdício? Quantos testes de cortador já efetuou? As capitações por dose como estão a ser controladas? Reveja estes instrumentos tão essenciais na Gestão do seu negócio.

O seu Menu é rentável? Qual o seu rácio Food Cost, em cada prato promovido? É necessário adequar o Menu face a indíces de rentabilidade e popularidade?

E por fim, aquela remodelação de design das Ementas que pretende efetuar, a renovação do espaço com pequenos insights, ou mesmo tornar o espaço mais flexivel para o dia-a-dia.

Não é por estar encerrado, ou com a sua atividade diminuida através do Take-Away e Delivery que não tem trabalho acrescido nestas horas. Muito pode fazer e deverá fazê-lo pelo seu negócio, aproveitando infelizmente esta paragem.

Rita Araújo

Portas Fechadas=Paragem de Atividade?

O título é susceptível de várias interpretações. Numa altura em que vários setores de atividade tiveram de fechar portas, o que fazer? Layoff não é a única solução!!

Desde logo, como motivar uma Equipa e como transmitir os pilares da empresa e seus valores? A motivação de equipas é fundamental nesta fase, bem como a solidificação de valores de identidade de uma marca. Isto a todos os níveis. O Plano Estratégico e Planeamento terá de ser bem definido e aplicado em toda a organização, em cada nível especificamente.

Por outro lado, a Resilência, Profiteabilidade, bem como Sustentalidade terão de ser 3 palavras de Ordem, mesmo em termos de incerteza como estes que vivemos. Já passamos a fase de reivenção, para a fase de ação, com todos os meios disponíveis. Pense no seu negócio, nos seus Clientes e como a sua Marca poderá chegar até eles e colmatar e superar as suas necessidades e espectativas.

A equipa Comercial, tem um papel vital nesta fase de transformação, em ariculação com a equipa de Marketing constituída. É tempo de olhar para dentro, focar-nos em CRM e acompanhar as necessidades dos Clientes. É tempo de transmitir uma solução adequada para as necessidades do Cliente. Isto em nada interfere com uma porta de estabelecimento fechada.

É tempo de rever parcerias, rever contratos estabelecidos e aproveitar sinergias entre parceiros. A indefinição por exemplo de políticas de frotas de várias empresas, levará à cessão de contratos de locadoras e incrementará o mercado renting num curto espaço de tempo. É disto que o Renting sobrevive? Não, é do turismo e outras áreas. Mas a oportunidade momentanea de empresas de Renting junto de empresas com frotas, poderá ser aproveitada. O setor automóvel foi um dos mais afetados em 2020 e 2021 não começa com bons números.

A Restauração, um dos setores mais afetado… Já pensou em porque não tem uma base de reserva para resistir a estes tempos de pandemia? Que estratégia tem implementado ao longo do tempo, bem como Controle de Custos e Proveitos?

A Digitalização é um must nos tempos de hoje, mas não é a solução integral para as dificuldades económicas que passamos. Uma boa estratégia digital é eficaz, mas não passa apenas por colocar Ads em Social Media, cruzar braços e esperar retorno. Porque o Marketing Digital é uma das ferramentas que tem à sua disposição mas não é a solução-chave para enfrentar esta Crise. Estratégia, Planeamento e conhecimento profundo do seu negócio e Clientes, ditarão a sustentabilidade do seu negócio, da sua marca. Tudo num plano integrado: Resilência, Profit e Sustentalidade são as 3 palavras de ordem!

Rita Araújo

Confinamento/Indústria Hoteleira: Serão duas variáveis inversamente Proporcionais?

Face a Fronteiras fechadas, a circulação entre concelhos fechada, como se poderá este tão importante setor do Turismo Português se reinventar? Quando pensamos na Indústria Hoteleira, a nossa mente foca-se apenas em alojamento. Mas a indústria Hoteleira promove e atua em diversos mercados. Hotelaria, Restauração e Eventos (resumidamente).

Já parou para pensar, quanto o seu negócio representa na atividade dos seus Fornecedores? Um bom ponto de partida é criar sinergias e soluções que vão de encontro ao interesse de ambos.

Os seus Colaboradores, que de si dependem? Já realizou alguma sessão de brainstorming? O feedback e ideias inovadoras de quem trabalha dia-a-dia junto dos Clientes, poderá ajudá-lo!

Já pensou nas necessidades do seu Concelho e como pode ir de encontro às mesmas? A Hotelaria não se resume a outras regiões e experiências. Neste momento, poderá ser um apoio vital para diversas necessidades.

A restauração assume aqui também um papel imporatnte. Ninguém conhece os seus Cliente melhor do que o próprio negócio. Refeições em delivery, takeaway podem ser uma solução, aproveitando toda a qualidade da sua cozinha e preferência dos seus Clientes.

Os Eventos passaram a realizar-se através de plataformas digitais. Já acompanha esse desenvolvimento? O seu negócio acompanha a transformação digital?

Muitas são as questões que deixo no ar. Para que este setor, tão importante para a Economia Portuguesa se desmultiplique. Para que este setor acompanhe as mudanças e para que esteja realmente preparado para o futuro. Muito deste tempo poderá ser rentabilizado em análises estratégicas, indíces de popularidade e rentabilização. Muitas mais-valias poderão agora ser implementadas!! Sentimos isso no nosso dia-a-dia e como contribuímos para a Inovação, Estratégia e Planeamento neste setor!!!

Rita Araújo

Palavras de Ordem: Resilência, Rentabilidade e Sustentabilidade

Em tempos tão conturbados como os que vivemos, com incerteza num futuro próximo, estas 3 palavras resumem a Estratégia do seu Negócio. Mas serão assim tão simples?

Resilência não significa continuar por um caminho que não tem meios para atingir o fim. Resilência significa no âmbito geral do seu negócio, que novos caminhos, oprtunidades e até desafios poderá alcançar. Trata-se de conhecer o seu Cliente e Potencial Cliente. Construir novos caminhos e pontes para chegar até eles. pensar “outbox”. Que serviços/produtos poderei entregar aos meus Clientes, dentro da área onde desenvolvo o meu negócio? Temos o exemplo de empresas de Eventos, que tentam através da experiência do Consumidor alavancar novos negócios com sucesso!

Rentabilidade, significa estudar novos meios de chegar ao Consumidor mas de forma a que os seus recursos se adaptem. O caso mais fulminante é o dos Restaurantes, onde temos recebido feedback. Apostaram no Delivery mas não contabilizaram os custos das Plataformas, que chegam a se exorbitantes. Não contabilizaram o custo das embalagens em delivery. E principalmente, no global, não ajustaram os racios de food cost a esta nova realidade. Fechar portas é solução, ou resilência e rentabilidade são a palavra-chave?

Sustentabilidade, significa que as mudanças que perconizar agora no seu negócio, irão ter rentabilidade e resilência futuros. Muitos dos empresários que contato, dizem-me que por agora sim, mas no futuro não poderemos manter estas condições… O seu projeto, o seu negócio terão de garantir uma sustentabilidade necessária nestes tempos ambíguos, de incerteza e também inovação.

Seja qual for o seu ramo, o seu negócio, não feche portas. Adapte-se às novas circustâncias, procurando se necessário parceiros que alavanquem a sua ideia, profissionais que o ajudem, mas não cruze braços. Segredo? Todos os temos, mas quem melhor para conhecer os seus Clientes do que a sua empresa ou negócio?

Rita Araújo

Novas Alterações, Novas Regras….

Face ás novas alterações de Confinamento, transmitidas em dias, muitos de nós estão em Pânico. Calma, Paciência e acima de tudo Auto-Confiança!

As escolas irão parar, quando a maioria dos trabalhadores Porugueses estão em Homeworking! A solução não existe, mas preparar os nossos filhos com atividades pré-definidas no dia anterior, irão permitir que muitas pessoas consigam efetivamente trabalhar. Desde logo, a separação entre fim-de-semana e dias úteis terá de ser pré-estabelecida, em nome de uma harmonia familiar e produtividade enquanto trabalhador.

Muitos negócios estão em confinamento obrigatório, e aqui relembro-me sempre do setor da restauração. É tempo de contabilizar custos, fichas técnicas e também projetar o seu negócio para o futuro. Ter como base os preços praticados pelos vizinhos, não é seguramente o meio de desenvolvimento do seu negócio.

Penso também nos setores de Turismo, que abraçados às conjunturas congelaram. Trata-se também aqui de projetar o seu negócio no futuro. Se independentemente dos apoios estatais não constituiu uma verba para o Confinamento ou outras situações adversas, a Gestão do seu negócio terá de ser reavaliada.

Acima de tudo reiventem-se! Não parem. Muitas empresas estão a conseguir obter proveitos excepcionais, porque reiventaram os seu modelo de negócio, parametrizalam-no e estão a obter resultados positivos.

Think out the Box”, sempre com o apoio da RVA Consulting!!!!

Rita Araújo

Ramo da Restauração: Um Setor com Diversos Desafios

Se não sabe como poderá Vender amanhã, e quando e como os subsidios de apoio protegerão o seu negócio, como tomar a decisão de permanecer aberto em regime de Take-Away e Delivery ou fechar as portas durante o Confinamento?

O Setor da Restauração tem sido um dos setores mais afetados com a Pandemia Covid19. Desde logo porque não sabem quando poderão trabalhar num curto espaço de tempo, toda a gestão fica em suspenso, todos os custos fixos por pagar e incentivos por receber… Por isso, um sistema mais eficaz de Gestão é imprescindível neste momento. O que lhe diz a si Capitações, Fichas técnicas, Cartas ou Ementas? Sabe realmente o preço minímo por dose a que poderá aplicar ao seu PVP?

Trata-se de uma conjuntura de análises que marcam a rentabilização e sustentabilização do seu negócio. Por isso uns optam por fechar, outros por se manterem abertos face à conjutura.

Mas esta análise terá de ser efetuada de forma eficaz e eficiente, inovadora e diversificada, para que o seu negócio prospere, independentemente da conjutura atual. Terá de refletir sobre estes temas, fornecedores, prazos de pagamento, qualidade da matéria prima, bem como adequar a sua oferta, com base em diferenciados indicadores, a um negócio rentável, para que prospere face às condições externas. Terá que adequar os seus parceiros e meios de divulgação do seu serviço e produtos.

Muitos dos nossos empresários do ramo da restauração estão vedados a esta análise. Apenas esperam sobreviver em tempos de Pandemia e Dificuldades no Setor. Fórmula Mágica? Não, não existe, mas os caminhos e experiência de outros abrem portas a um futuro próspero!

Rita Araújo

Ranking das redes sociais 2020

De acordo com a nossa análise, o número de registos e utilizadores varia consoante a fonte de dados, mas a posição geral no Ranking não! No entanto alertamos que a sua estratégia de Marketing Digital não se deve basear num Ranking, mas sim numa estratégia e planeamento baseado na “Persona”, o seu Cliente ideal e target.

Em 2020, o Facebook lidera incondicionalmente o ranking. Muito se falou no desgaste desta plataforma, mas a realidade é que continua a ter membros ativos em percentagem crescente. A maior revelação de 2020, é sem dúvida o WhatsUp, muito utilizado em conversas individuais e de grupo, mas também como ferramenta de Marketing Digital através do Business WhatsUp. O TiK Toc originalmente constituido por membros jovens, tem vindo a aumentar a média de idades, talvez devido ao seu grau de divertimento e aos níveis de confinamento que vivemos nos últimos meses. No entanto esta subida de faixa etária tem sido documentada em diversos artigos, mas ainda não conseguimos obter um número plausível!

As redes sociais dominam a nossa vida, e a cada ano, surgem novas plataformas para nos conectar ainda mais com outras pessoas. Só no último ano, conetaram-se 3.484 bilhões de usuários em todo o mundo! Provavelmente já ouviu falar do YouTube e do WhatsApp, mas será que conhece o Qzone ou o WeChat? 

Vejamos então os números , publicados, ressalvando uma vez mais, que divergem consoante a fonte:

Social Media20192020Variação
Facebook2,271 biliões2,27 biliões=
YouTube1,8 biliões1,9 biliões+
WhatsApp1,5 biliões
Facebook Messenger 1,3 biliões
WeChat 1,08 biliões
Instagram1 bilião1 biliões=
Dados biográficos:

Aplicativos como o Twitter, tão controversos em meios políticos e discussão de ideias, ficou em 12º lugar da lista com 326 milhões de utilizadores. A rede mais famosa de interação entre empresários, o Linkedin, regista o número de 303 milhões de utilizadores, ficando assim classificado em 2020 em 14º lugar.

A sua “persona” está no meio digital, mas mais do que números em massa necessita de segmentar o seu público-alvo para a encontrar, interagir e comunicar eficazmente.

Rita Araújo