
Em tempos tão conturbados como os que vivemos, com incerteza num futuro próximo, estas 3 palavras resumem a Estratégia do seu Negócio. Mas serão assim tão simples?
Resilência não significa continuar por um caminho que não tem meios para atingir o fim. Resilência significa no âmbito geral do seu negócio, que novos caminhos, oprtunidades e até desafios poderá alcançar. Trata-se de conhecer o seu Cliente e Potencial Cliente. Construir novos caminhos e pontes para chegar até eles. pensar “outbox”. Que serviços/produtos poderei entregar aos meus Clientes, dentro da área onde desenvolvo o meu negócio? Temos o exemplo de empresas de Eventos, que tentam através da experiência do Consumidor alavancar novos negócios com sucesso!
Rentabilidade, significa estudar novos meios de chegar ao Consumidor mas de forma a que os seus recursos se adaptem. O caso mais fulminante é o dos Restaurantes, onde temos recebido feedback. Apostaram no Delivery mas não contabilizaram os custos das Plataformas, que chegam a se exorbitantes. Não contabilizaram o custo das embalagens em delivery. E principalmente, no global, não ajustaram os racios de food cost a esta nova realidade. Fechar portas é solução, ou resilência e rentabilidade são a palavra-chave?
Sustentabilidade, significa que as mudanças que perconizar agora no seu negócio, irão ter rentabilidade e resilência futuros. Muitos dos empresários que contato, dizem-me que por agora sim, mas no futuro não poderemos manter estas condições… O seu projeto, o seu negócio terão de garantir uma sustentabilidade necessária nestes tempos ambíguos, de incerteza e também inovação.
Seja qual for o seu ramo, o seu negócio, não feche portas. Adapte-se às novas circustâncias, procurando se necessário parceiros que alavanquem a sua ideia, profissionais que o ajudem, mas não cruze braços. Segredo? Todos os temos, mas quem melhor para conhecer os seus Clientes do que a sua empresa ou negócio?
Rita Araújo