51% da Restauração em Portugal encontra-se encerrada

Estes números assustadores foram ontem divulgados nos canais telivisivos, sendo que muitos dos estabelecimentos, não sabem se voltarão a exercer atividade. O que pode fazer, como proprietário durante este período de confinamento?

Em primeiro lugar, apostar na formação,. Existem inúmeros Cursos de elevada qualidade, gratuítos ou financiados, que lhe permitirão adquirir ou validar competências na Gestão do seu negócio. Através da valorização de competências como Gestor e até dos seus colaboradores em layoff, incentivando-os e inscrevendo-os, poderá tornar o seu negócio sustentável e mais produtivo.

Avaliar como é efetuado o controle de stocks e armazenamento. Através da aplicação de procedimentos e workflows, poderá poupar muitos milhares no final do ano. Aplicar um sistema efetivo de controlo, permitirá também ter uma análise de oscilação do custos das mercadorias adquiridas ao longo do tempo e provavelmente renegociar condições mais vantajosas win-to-win com os seus fornecedores.

As suas fichas técnicas estão atualizadas? O preço de custo da matéria prima tem em conta o desperdício? Quantos testes de cortador já efetuou? As capitações por dose como estão a ser controladas? Reveja estes instrumentos tão essenciais na Gestão do seu negócio.

O seu Menu é rentável? Qual o seu rácio Food Cost, em cada prato promovido? É necessário adequar o Menu face a indíces de rentabilidade e popularidade?

E por fim, aquela remodelação de design das Ementas que pretende efetuar, a renovação do espaço com pequenos insights, ou mesmo tornar o espaço mais flexivel para o dia-a-dia.

Não é por estar encerrado, ou com a sua atividade diminuida através do Take-Away e Delivery que não tem trabalho acrescido nestas horas. Muito pode fazer e deverá fazê-lo pelo seu negócio, aproveitando infelizmente esta paragem.

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: