O que é o Marketing 4.0? Uma nova motorização?!

Começando do início: Marketing ainda é visto como propaganda, publicidade. Mas Marketing como conceito, englobando depois diversas vertentes. Segundo Philip Kotler: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro,

Temos aqui já duas condicionantes variáveis: A oferta e a Procura. Por isso, o Marketing de uma forma global é uma ciência em constante mutação, de acordo com as leis da Oferta e da Procura, adequando-se ao mercado em que se insere. É uma ciência, uma arte de criar valor e adequar produtos e serviços para as necessidades do mercado.

Se o perfil do consumidor muda, seus hábitos e crenças, será normal que o Marketing também evolua no sentido de criar uma ligação com as necessidades do Consumidor, independentemente da área de Marketing em que nos foquemos: estratégico, Relacional, Digital ou Research. O Marketing acompanha as tendências de mercado e necessidades do Público- Alvo em cada setor.

Quando me iniciei nesta área tinha uma Bíblia que muitos se recordarão: “O Mercator“. Fiquei deslumbrada com o estudo de Michael Porter sobre a competitividade da economia portuguesa, em 1994, encomendado pelo Ministro da Indústria e decidi envergar os meus conhecimentos e habilitações pela área do Marketing e profundo saber dos “Diamantes” de Porter., em seu livro “A Vantagem Competitiva das Nações“.

Este último parágrafo parece que nos remete a um passado distante, certo? A evolução tecnológica, associada a diferentes contextos sócio-económicos, que deflagram nos dias de hoje na Pandemia Mundial COVID19.

Nós Consumidores mudamos, o mercado mudou. Então porque não haveria esta ciência evoluir também, quando o seu propósito é relacionar Consumidores/Oferta de Mercado?

Vejamos então as 4 fases, de acordo com o americano Philip Kotler, e consensuais de evolução desta ciência:

Marketing 1.0: Orientado para o Produto

  • Início séc. XX
  • Segunda Revolução Industrial
  • O esforço era para produzir em grande escala, não dando lugar a personalização de produtos
  • O Sucesso de um Produto dependeria dos 4Ps
  • Henry Ford: “O Cliente pode ter o carro da cor que quiser, contando que seja preto”.

Marketing 2.0: Orientado para o Consumidor

  • A partir anos 60, há o aumento de concorrentes e popularização dos meios de comunicação.
  • É nesta fase que se divulgou a máxima: ” O Cliente tem sempre razão
  • O Marketing baseado nos seus 4 Pilares, assenta na arte de conquistar, fidelizar e manter um relacionamento com os Clientes.
  • Crescem as pesquisas e estudos de mercado.

Marketing 3.0: Centrado em Valores

  • Os Clientes procuram identificar-se com os valores e missão das empresas
  • A Internet vem potencializar a comunicação e torna possível uma gestão de relacionamento com Clientes em larga escala
  • Cada Cliente identifica-se e passa a acompanhar a atuação ambiental e social das empresas
  • As estratégias de Marketing passam a englobar transferência de valores e experiências positivas para os Clientes.

Marketing 4.0: Marketing Digital

  • A globalização da Internet, tornou possível a disponibilização de informação em tempo útil, mudando radicalmente a forma como os Consumidores se relacionam com as Marcas
  • Com o Big Data o Marketing ganhou poderosas ferramentas de análise do perfil de consumidor
  • As estratégias passam a contemplar 360º, em ações on-line e off-line
  • Os Clientes querem prontidão, rapidez de resposta e estão cada vez mais abertos a experiências, dado o seu conhecimento adquirido.

O Marketing não tem motorizações. É sim uma ciência em constante evolução adequando-se a todas as condições de Procura/Oferta. O Mercado Digital permite-nos chegar a mercados inalcançáveis, mas também por outro lado, a uma segmentação precisa do nosso perfil de consumidor. Como consumidores, hoje a informação está disponível e cabe-nos a nós fazer a melhor escolha!

No entanto, ficam aqui duas dicas para que sua gestão de marketing se atualize:

1. Humanize sua marca

Uma marca deve representar um ser humano, capaz de criar relacionamentos e estabelecer conexões afetivas.

2. Lembre-se de que o conteúdo é o rei

Saber o que é Marketing 4.0 implica em entender que estamos numa época de bombardeio de informações ao consumidor. Sendo assim, é inevitável que ele não consiga dedicar atenção às marcas.

No entanto, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, poderá aproximar-se dos clientes com mensagens relevantes, no timing que eles necessitam.

Rita Araújo

STOP:THIS IS TOO MUCH!

Já escrevi sobre “lixo” digital. Muitas são as formações, workshops e mentorias em que tenho participado e tudo insiste num e-book, registo, funil e captação de dados. A lei da fortuna para qualquer empresa!

Penso que será uma onda transitória. Todos estamos saturados de e-mails sem fim, de e-books gratuítos e principalmente, de ofertas com prazo curto, que se não aderimos agora perdemos a oferta.

O e-consumidor cada vez mais está mais informado. As técnicas e planeamento de marketing digital está atrasado relativamente às “sabedorias” de Marketing Digital. Por isso mesmo cada vez mais tem de ir de encontro às reais necessidades do e-consumidor, e deixar técnicas que já entraram em dinossauros!!

Na RVA Consulting não visamos o número de likes, mas sim a aceitação do nosso conteúdo que se identifica com um segmento de pessoas, e que dignifica a nossa missão. Por isso, as newsletters que não quiserem receber, passa apenas por “unscribe”

Como e-consumidores, estamos cheios de promoções que acabam amanhã, de e-mails sem fim sobre um Workshop, e de e-mails sem fim em nome de conteúdo orgânico e de e-books gratuítos, a maioria deles sem qualidade e conteúdo. Isto porque, todos hoje podem escrever um e-book!!!

Acredito na crediabilidade, na relação win-to-in e no conteúdo orgânico, não pago, com qualidade, que transmitem know-how w uma mais valia para os nossos Clientes e Futuros Clientes. Apenas com crediabilidade, e não modas e tendências, se estabelece uma relação sustentável, indispensável para uma boa relação de parceria Win-to-Win.

Não tem de receber na sua Caixa de e-mail, na sua conta de redes sociais ao que não deseja. Não tem de se inscrever num evento e receber “500” emails e SMS para não se esquecer de participar.

NÃO!!!!!

Queremos estar informados, termos acesso a informação e nós próprios fazermos as nossas escolhas online, escolhermos os nossos parceiros e serviços ou produtos a comprar ou adjudicar.

Porque sim, porque cada um de nós já não acredita na “last minute”, no registo “Até amanhã”, ou na promoção válida apenas até… em troca dos nossos dados que inundam a nossa caixa de e-mail.

Atenção gurus de e-marketing digital: O Consumidor de ontem não é o Consumidor de hoje!!!

Basta, chega, de lixo na nossa presença digital!!!! E por isso a RVA Consulting não se dirige por este tipo de filosofia!!

Rita Araújo

Cultura Empresarial: Novos Desafios

Identidade de Marca

O teletrabalho com muitos dos benefícios que tem para a empresa e colaborador enfrenta o desafio de identidade: da marca, da cooperação e da integração da mesma, com cada um dos colaboradores.

Muitas cooperações nos dias de hoje e face à situação pandémica, não valorizam os seus talentos, tendo por base a ameaça do despedimento. Mas como todos sabemos, os headhunters ainda não fecharam portas e as empresas ainda não desistiram de ir buscar o melhor do mercado. Por isso instala-se uma falsa ameaça sobre colaboradores, que de uma hora para a outra, se vêm cada vez mais afastados da identidade que representam!

Por isso, criou-se um ciclo vicioso nestes tempos pandémicos do vinculo colaborador/orgãos de gestão. Os orgãos de gestão continuam a acreditar que manter nos dias de hoje um posto de trabalho é uma regalia. Esquecem-se que há inúmeros headhunters em busca de colaboradores descontentes. Esquecem-se que se os seus resultados, não são assim tão maus, se deve à força de capital humano que possuem. Esquecem-se que para manter a identidade de uma organização, não passa por ter reuniões diárias agendadas às 10h!

Este artigo é penoso, bem o sei! Mas esquecemo-nos de um momento para o outro do que é cultura empresarial? Esquecemo-nos que a nossa maior valia é o Capital Humano?…….. Parece que sim!!!

A Cultura empresarial, a identidade duma marca e o fazer sentir a cada colaborador que faz parte dessa cultura, desse objetivo, não serve como desculpa a pandemia. Muitos são os bullet points que poderemos acionar para que cada colaborador, faça parte da cultura organizacional. Muito mais com todos os meios que hoje dispomos, onde a distância é encurtada por um click! Onde uma aprovação apenas carece de uma assinatura digital!

Neste sentido, vamos reter no nosso país, na nossa cooperação, na nossa empresa, os inúmeros talentos e aptidões únicas que temos. Uma mais-valia face ao nossa concorrente próximo. Porque desacreditem-se os mais cépticos que o Vosso concorrente não irá buscar e contratar um colaborador valioso da vossa empresa. A competitividade foi algo que o Covid19 ainda não alcançou!!! E o Capital Humano continua e continuará a se a maior fonte de riqueza de qualquer organização!

Rita Araújo

Obrigado pela preferência, Desculpe mas não o aceito como Cliente!

Estranha-se e entranha-se! Ouvi pela primeira vez esta frase numa formação com o Engº Rui Lemos, que é uma pessoa com a capacidade natural de transmitir o seu conhecimento e nos fazer pensar em diversas questões, de forma a seguirmos o nosso próprio rumo: Resposta imediata dos formandos e minha inclusivé- “Mas nestes tempos o que precisamos é de Clientes, temos de facturar!!!”

Os dias passaram e continuei a reflectir neta afirmação, de uma pessoa tão inteligente! Penso nos hotéis que não aceitam crianças: Quando tinha 30 anos queria ao meu lado uma birra de criança, ou um environment de tudo perfeito? Muito bem, aceite esta premissa. Aliás hoje, pelo contrário, só procuro turismo familiar em que mães e pais nos entre-ajudamos!

Penso nos restaurantes: Premissa de 30 anos: ” A alegria da casa são as crianças, por isso deixem-nas em casa!”. Hoje (antes confinamento) procuro restaurantes onde os meus filhos se sintam bem!

Penso nos Pré-Clientes onde tenho reuniões intermináveis, para no fim, afinal compreenderem a importância de uma estratégia de marketing digital, que não passa por apenas postarmos umas fotos nas redes sociais, na assinatura de um contrato, voltam atrás e ao fim de contas querem que trabalhemos à hora!

E no fim, entendo esta afirmação, que rejeitei no início. Isto porque percebi que tudo passa por segmentação do meu negócio, independentemente do setor de atividade. Tudo passa por planificação e conjugação de forças e meios, que hoje mais do que nunca, sendo contidos, temos que os direcionar para o nosso mercado, para o nosso alvo . Tudo passa por identificação da nossa “persona” e de quem conosco se identifica em valores, forma de estar e visão.

Vale a pena dispender tempo e recursos com um potencial cliente de um veículo elétrico, quando face às suas necessidades o que necessita é de um híbrido?

Hoje olhei para a base de dados da RVA Consulting. Revi todas as reuniões que tivemos, projetos que não foram avante e principalmente, os potenciais Clientes com quem adorávamos trabalhar e numa base de parceria crescer, inovar e tornar os negócios sustentáveis! Obrigado Engº Rui Lemos, por nos manter no nosso rumo, nos nossos valores crenças e resultados!!!

Rita Araújo

Controle de Custos na Restauração

Muitos dos nossos Potenciais Clientes ficam surpreendidos pela nossa filosofia de apoio a este setor. Apenas facturamos sobre o real diminuição de custos no seu estabelecimento. Isto porquê? Porque sabemos que seremos uma mais valia para a sustentabilidade do seu negócio e porque queremos contribuir para a prosperidade deste setor tão afetado pela pandemia, onde cerca de 53% dos estabelecimentos já encerraram na região de Lisboa, segundo dados AHRESP.

E de que se trata então esta Consultoria? Foca-se em todos os processos e parâmetros estabelecidos ou não, desde a recepção da mercadoria até ao pagamento da fatura do Consumidor. Obviamente que todo este processo complexo sofrerá de várias etapas de avaliação e correção, nomeadamente:

  • Recepção de Matérias Primas
  • Controlo de Stocks
  • Controlo de Saídas de Armazém
  • Fichas Técnicas e Capitalizações
  • Fornecedores
  • Reconciliação Mensal de Custos
  • Menu Engineering
  • Fixação Preços de Venda

Contate-nos, fale conosco! Temos uma sessão de 60m gratuíta de consultoria e basta inscrever-se em:

https://rvaconsulting.pt/agende-a-sua-sessao-de-consultoria-conosco/

Porque juntos somos mais fortes!!!

Rita Araújo

Qual a sua Identidade?

O trabalho remoto, na maioria das empresas, trava-se com outputs de identidade da marca e identificação dos colaboradores com a cultura da empresa. Por outro lado, a nível de comunicação externa estes Gaps são cada vez mais visíveis ao público-alvo. Que fazer?

A identidade da empresa , seus valores e missão deverão ser solidificados a nível interno. Não passa apenas por reuniões intermináveis e agendadas ao longo da semana, passa por cada grau de chefia compreender e alcançar o problema ou dificuldade de cada colaborador e apresentar uma solução, dentro do seio de cada uma empresa ou negócio. Passa por dia-após dia o colaborador se sentir uma peça fundamental da empresa, integrado e ouvido. Já o dissemos, marcações de sucessivas Webconferences não são a solução, mas bem adequadas e focalizadas poderão ser uma peça chave.

O trabalho remoto dispersa a identidade de uma empresa. Muito mais nos tempos em que vivemos, onde regalias e benefícios de outrora se terão de adaptar aos resultados obtidos. E tudo passa por uma comunicação eficiente, descritiva e motivadora, isto porque, se cada colaborador se sentir integrado e dentro dos valores de uma empresa, dificilmente desmotivará face a circunstâncias adversas. Não confundamos aqui não desmotivação com medo de perder o posto de trabalho. Toda a capitalização humana deverá ser reconhecida e deverá estar englobada e integrada na estratégia e visão empresarial, nem que neste contexto de Pandemia a visão seja a curto médio prazo.

O Capital Humano é a maior fonte de riqueza de uma empresa! É necessário alimentá-lo, motiva-lo e integra-lo sempre na cultura empresarial! Com transparência, fortes meios de comunicação e motivação.

Por outro lado, assegurando a identidade interna, facilmente será comunicada a identidade externa. Porque tudo é um ciclo, tudo são variáveis com que nos temos de debruçar.

Rita Araújo

Desconfinamento gradual em Portugal a partir de 15 de Março

Covid 19

As novas medidas de desconfinamento em Portugal, entram já em vigor com efeitos a partir de 15 de Março. Saiba as datas importantes e o que muda.

Regras Gerais:

  1. Teletrabalho sempre que possível;
  2. Horários de funcionamento:
    • 21h durante a semana
    • 13h ao fim-de-semana ou feriados
    • 19h para retalho alimentar
  3. Proibição de Circulação ente concelhos em 20-21/03 e de 26/03 a 05/04 (Páscoa)

15 Março

• Creches, pré-escolar e 1.º ciclo (e ATLs para as mesmas idades);

Comércio ao postigo;

Cabeleireiros, manicures e similares;

Livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária;

Bibliotecas e arquivos.

5 ABRIL

2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades);

Equipamentos sociais na área da deficiência;

Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares;

Lojas até 200 m2 com porta para a rua;

Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal);

  • Esplanadas (máx. 4 pessoas)

Modalidades desportivas de baixo risco;

Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.

19 ABRIL

Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo;

Eventos exteriores com diminuição de lotação;

Casamentos e batizados com 25% de lotação.

3 MAIO

Restaurantes, cafés e pastelarias (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário;

Todas as modalidades desportivas;

Atividade física ao ar livre e ginásios;

  • Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação;

Casamentos e batizados com 50% de lotação.

Fonte: Controlar a Pandemia Conselho de Ministros, 11 de março de 2021

Rita Araújo

Como reagir a uma má crítica ou queixa publicada nos Social Media?

Através da nossa Sessão de Consultoria gratuíta que disponibilizamos, esta começa a ser uma pergunta bem frequente. Dada a exposição que cada negócio tem nas redes sociais, não tão só os elogios abundam. Também há critícas e queixas, que o Consumidor real ou fictício, deixa marcado na comunicação de cada negócio.

Não existe um guião para reagir a esta situação, por isso o bom senso impera. Primeiro terá de se averiguar o motivo da queixa, junto dos colaboradores internos e determinar se é real ou fictícia. Sabemos que com a globalização da Web, nem todas as situações são verdadeiras.

Se uma queixa não é verdadeira, uma vez que não corresponde a um Cliente real, o primeiro passo a dar é denunciar a situação e o segundo denunciar o perfil do queixoso, uma vez que, na maioria, neste carácter penoso, se trata de falsos perfis.

Na situação de um Cliente Insatisfeito por qualquer motivo:

  1. Todos os comentários positivos ou menos positivos, carecem de uma resposta atempada
  2. Deverá responder ao comentário, agradecendo a mais-valia para o seu negócio desse comentário, enaltecendo que irá averiguar o que sucedeu, dando uma resposta tão breve quanto possível.
  3. Nesta resposta, e em todas, a nível de SEO, não deve mencionar o nome do seu negócio.
  4. Após a verificação dos factos, deverá enviar uma nova mensagem, em que esclarece que infelizmente já sabe do que ocorreu, solicitando um contato personalizado por e-mail ou telefone, para entrar em contato com o Cliente
  5. A insatisfação poderá ser resolvida de várias formas, tema para um próximo blog, mas deverá sempre informar o Cliente que face ao que expôs, contribuiu para que não volte a acontecer, face aos parâmetros de qualidade do negócio.
  6. Será sempre importante realizar um contato futuro, informando o Cliente dos novos procedimentos adotados face à situação que o levou à insatisfação.

As críticas e descontentamento deverão ser encaradas como uma oportunidade de melhoria e nunca como uma agressão ou descontentamento pessoal. Os negócios existem para satisfazer as necessidades dos Clientes e, sendo válidas, são uma ferramenta poderosa para a melhoria de processos e adequação da nossa Oferta ao Cliente.

Rita Araújo

Autenticidade nos Meios Digitais

Todos nós assistimos á publicação de conteúdos perfeitos, esterótipos de vidas perfeitas, bem como momentos paisagísticos. Mas obviamente as publicações e conteúdos privadosnão se fazem de insucessos, mas uma Marca deverá respeitar a sua autenticidade, valores e missão.

Muito do que é publicado singularmente nas redes sociais é fruto dos nossos instintos, da nossa satisfação momentanea, ou mesmo da nossa afirmação pessoal.

A comunicação a nível pessoal nunca deverá ser confundida com a comunicação coorporativa. A autenticidade, transparência duma Marca, resultam na Confiança dos seus Consumidores e Pottenciais Clientes. Os valores, transparecem numa organização, deverão ser fomentados e transmitidos. Porque isso constitui a autenticidade duma Marca.

Quanto mais transparente for a Marca, com uma a projeção de seus valores e ideais, mais os potenciais consumidores ou consumidores se aproximarão, ou se afastarão da mesma.

Não confundir comunicação pessoal com comunicação instintucional. Mas até que ponto os dois não interagem???

Rita Araújo

51% da Restauração em Portugal encontra-se encerrada

Estes números assustadores foram ontem divulgados nos canais telivisivos, sendo que muitos dos estabelecimentos, não sabem se voltarão a exercer atividade. O que pode fazer, como proprietário durante este período de confinamento?

Em primeiro lugar, apostar na formação,. Existem inúmeros Cursos de elevada qualidade, gratuítos ou financiados, que lhe permitirão adquirir ou validar competências na Gestão do seu negócio. Através da valorização de competências como Gestor e até dos seus colaboradores em layoff, incentivando-os e inscrevendo-os, poderá tornar o seu negócio sustentável e mais produtivo.

Avaliar como é efetuado o controle de stocks e armazenamento. Através da aplicação de procedimentos e workflows, poderá poupar muitos milhares no final do ano. Aplicar um sistema efetivo de controlo, permitirá também ter uma análise de oscilação do custos das mercadorias adquiridas ao longo do tempo e provavelmente renegociar condições mais vantajosas win-to-win com os seus fornecedores.

As suas fichas técnicas estão atualizadas? O preço de custo da matéria prima tem em conta o desperdício? Quantos testes de cortador já efetuou? As capitações por dose como estão a ser controladas? Reveja estes instrumentos tão essenciais na Gestão do seu negócio.

O seu Menu é rentável? Qual o seu rácio Food Cost, em cada prato promovido? É necessário adequar o Menu face a indíces de rentabilidade e popularidade?

E por fim, aquela remodelação de design das Ementas que pretende efetuar, a renovação do espaço com pequenos insights, ou mesmo tornar o espaço mais flexivel para o dia-a-dia.

Não é por estar encerrado, ou com a sua atividade diminuida através do Take-Away e Delivery que não tem trabalho acrescido nestas horas. Muito pode fazer e deverá fazê-lo pelo seu negócio, aproveitando infelizmente esta paragem.

Rita Araújo