
O trabalho remoto, na maioria das empresas, trava-se com outputs de identidade da marca e identificação dos colaboradores com a cultura da empresa. Por outro lado, a nível de comunicação externa estes Gaps são cada vez mais visíveis ao público-alvo. Que fazer?
A identidade da empresa , seus valores e missão deverão ser solidificados a nível interno. Não passa apenas por reuniões intermináveis e agendadas ao longo da semana, passa por cada grau de chefia compreender e alcançar o problema ou dificuldade de cada colaborador e apresentar uma solução, dentro do seio de cada uma empresa ou negócio. Passa por dia-após dia o colaborador se sentir uma peça fundamental da empresa, integrado e ouvido. Já o dissemos, marcações de sucessivas Webconferences não são a solução, mas bem adequadas e focalizadas poderão ser uma peça chave.
O trabalho remoto dispersa a identidade de uma empresa. Muito mais nos tempos em que vivemos, onde regalias e benefícios de outrora se terão de adaptar aos resultados obtidos. E tudo passa por uma comunicação eficiente, descritiva e motivadora, isto porque, se cada colaborador se sentir integrado e dentro dos valores de uma empresa, dificilmente desmotivará face a circunstâncias adversas. Não confundamos aqui não desmotivação com medo de perder o posto de trabalho. Toda a capitalização humana deverá ser reconhecida e deverá estar englobada e integrada na estratégia e visão empresarial, nem que neste contexto de Pandemia a visão seja a curto médio prazo.
O Capital Humano é a maior fonte de riqueza de uma empresa! É necessário alimentá-lo, motiva-lo e integra-lo sempre na cultura empresarial! Com transparência, fortes meios de comunicação e motivação.
Por outro lado, assegurando a identidade interna, facilmente será comunicada a identidade externa. Porque tudo é um ciclo, tudo são variáveis com que nos temos de debruçar.
Rita Araújo