Experiência do Consumidor… É o que ele anseia mas na verdade trata-se de quê?

Resume-se ao efeito “Uau!!”. O Consumidor 5.0 não aspira a satisfação das suas necessidades mas sim a superação das mesmas. E mais, já não se busca consumidores mas sim influenciadores e adeptos da marca.

Tome-se como exemplo a Scuderia Ferrari, a Harley Davidson… Quantos influenciadores as marcas detem que não são consumidores? Confuso?!

Um fã da marca não tem de ser um consumidor, mas trás um enorme retorno para a marca. Não nos esqueçamos que vivemos na era digital, onde toda a informação é difundida.

Imaginemos que vamos a um restaurante e não gostamos. Este foi um capítulo interessante que li no livro “How Consumers Think” . Mas entretanto um amigo próximo foi a esse mesmo restaurante e adorou a comida. Inconscientemente, começamos a questionar-nos o que nos influenciou a não gostarmos daquela experiência e por susceptibilidade até concordamos que a comida foi muito boa e que se calhar chegamos ” num dia mau” e repetimos a experiência: agora sim formalizamos uma opinião final. Porque fomos induzidos pelos influenciadores.

Hoje muito mais que uma marca aspira além dos consumidores são os influenciadores. Reparem que já não falamos dos Clientes fiéis à marca. Este novo paradigma leva a que a relação entre marca e público-alvo seja cada vez mais importante. Voltamos ao assunto persona? Sim, mas não neste artigo.

Então como proporcionar o efeito “uau” a um consumidor, influenciador ou fiel à marca?

Associando emocionalmente o conceito ao público-alvo! E isso como é feito? Através dos estímulos sensoriais, que nos apelam à memória, em que o público-alvo é o protagonista.

A ideia chave é prazer o público-alvo, a persona a experimentar uma sensação que o faça elevar a um estímulo sensorial, a uma experiência vivida através das emoções, passadas, presentes ou futuras!!

É fácil? Não!!! Mas conhece e definiu a sua verdadeira persona?

Rita Araújo

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