Branding: Manual de Normas, qual o ROI?

Trata-se de uma ferramenta de referência que ajuda a manter a consistência na aparência, sensação e som de uma marca. Usar um manual de normas garante que a sua marca tenha a mesma aparência, mesmo quando existem pessoas diferentes, responsáveis pelo marketing ou design.

Todas as empresas deverão ter um Manual de Normas? Sim e por agora Não

Sim: Uma Marca já não é mais o que transmitimos sobre ela mas sim o que o público comenta sobre ela. Hoje uma Marca tem um valor acrescentado para o Consumidor (ou não) que se identifica com os seus valores e missão muito mais além da oferta que tem no mercado. Esta emotividade e relação com a Marca só é possível, quando a Marca comunica e interage com o seu público de forma a que eles possam ter de alguma forma, positiva ou não, uma experiência e relacionamento. Já não se trata apenas de experiências e Fidelização de Consumidores. O Consumidor 5.0 é um Influenciador e espante-se, Consumidor ou não da marca. (Kottler Marketing 5.0)

Então para comunicar, independentemente da pessoa que o faz, tudo terá de obedecer a normas, normas essas que transmitem a personalidade da marca, sua missão e valores. Por exemplo no caso de um Franchising é uma ferramenta vital.

Por agora não: Se estou a iniciar um negócio, ou tenho um pequeno negócio, muitas são as despesas decorrentes da abertura do mesmo. Provavelmente quem está a desenhar a minha imagem é um amigo, um familiar ou uma agência que pretendo continuar com ela durante muito tempo.

Então como calcular o ROI de um Manual de Normas?

Qual o valor para si de a sua Marca estar dependente de uma entidade exterior, ou na mão de uma pessoa?

Qual o valor para si da Gestão eficaz do Branding da sua Marca e comunicá-la com o seu público-alvo?

Exato. Mas deverá ter em atenção vários aspetos, nomeadamente:

  • Valores e Missão da Empresa
  • Planeamento e Estratégia
  • Escolher o Parceiro que melhor se integra dentro da sua empresa
  • E para isso, contatar diversas opções

Qual o Custo de um Manual de Normas? Depende da dimensão da empresa, áreas de negócio, número de produtos comercializados…. Porque o trabalho envolvido e número de horas vão ser estimados, por parte de quem elabora o Manual de Normas bem como o número de pessoas envolvidas na criação do mesmo.

Por isso, em qualquer parte do Mundo sabemos por exemplo pedir uma Coca-Cola! Defina o seu próprio ROI.

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: