Os Desafios do Setor Automóvel de Novos em 2021 em Portugal

Os desafios em cada setor são próprios face à Pandemia COVID19. Foquemo-nos hoje no setor automóvel, um dos setores mais afetados pela Pandemia.

Comecemos pelo início. Pelas fábricas. Umas encerradas temporariamente, outras com fornecedores de componentes falidas. E mais ainda, com o setor do entretenimento em alta, face ás medidas de confinamento, alguns operadores deram a sua prioridade a esse setor, comprometendo-se com diversos tipos de componentes, que agora, não têm espaço para fornecimento do setor automóvel.

Um veículo hoje já não é só material, mas também imaterial numa tecnologia cada vez mais desenvolvida. Sem o fornecimento dos microchips, bem como diversos componentes tecnológicos, a linha de produção e montagem pára. É o que está neste momento a acontecer e por isso, os prazos de entrega de veículos novos, dependendo da marca e modelo, oscila entre os 6 a 12 meses.

Por isso, muitos consumidores, adquiriram veículos semi-novos, já em escassez no mercado.

Tudo é um ciclo. Diminuindo a compra de veículos novos, diminuem as retomas e claro, o volume de oferta de veículos usados.

Acha que os desafios ficam por aqui? Não! Pensemos agora no renting, onde umas marcas são mais ou menos dependentes deste setor. O setor de renting, com uma forte vinculação ao Turismo….

Voltemo-nos então para Leasing e Frotas. Quantas empresas estão com capacidade ou estratégia de apostar numa renovação de frota, face aos tempos incertos de constrangimentos que vivemos, bem como a vulgarização do tetrabalho e videoconferências? Grande parte das deslocações hoje são evitadas, se bem que, em grande parte das empresas, a utilização de uma viatura faça parte dos benefícios do colaborador. Um artigo interessante para escrever posteriormente….

Para finalizar, não posso também de deixar de referir as alterações fiscais para as empresas, que vieram reverter em todo a tendência e evolução do setor e muito têm sido criticadas por diversos operadores.

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: