
Emergimos na segunda vaga de COVID19, em tudo mais lastimável que a segunda. O que aprendemos e o que poderemos melhorar?
1º Aprendemos a nos manter calmos e a seguir as normas impostas pela DGS
A ninguém lhe agrada o confinamento. Mas aprendemos a viver com ele. A ensinar aos nossos filhos que a máscara os protege e a seguir à risca as normas impostas que nos são transmitidas. Estamos esgotados? Sim! Mas imaginem então os profissionais de saúde, que são homens e mulheres, mães e pais, filhos e filhas… A eles o nosso apreço e injustificação de fadiga.
2º Reinventamos os modelos de negócio existentes, antes sequer de haver apoios do estado
Muitos dos negócios com nos cruzamos têm sido reinventados. Alojados numa era digital, ou mesmo descodificados para a era atual de cofinamento. Não deixe o seu negócio esmurecer! Há sempre uma forma, uma via, outras ideias, outras oportunidades. Existem inúmeras entidades que o poderão ajudar e mesmo nós RVA Consulting estamos dispostos a ajudar em https://rvaconsulting.pt/agende-a-sua-sessao-de-consultoria-conosco/, sem nenhum compromisso. É um serviço que prestamos gratuitamente à comunidade. Use e abuse!
3º Aprendemos a não estarmos fisicamente com os que mais amamos
Mas isso aprende-se? Não! Sabemos que estamos a fazer o melhor por todos que amamos, mas não aprendemos… resignamo-nos!
4º Aprendemos que a via digital é uma solução
Sim, sem dúvida. Cada vez mais vivemos “numa cloud” e os nossos hábitos quotidianos, já não vivem sem um smartphone, a internet, as redes sociais…. Nestes últimos 6 meses evoluimos mais que nos últimos seis anos e aprendemos que estar “In” significa sobrevivência. Mas qual o custo de tanto lixo que somos inundados hoje, em prol da era da digitalização? Quantos especialistas surgiram nestes últimos meses, oferecendo o “mundo”? Não ao lixo, sim à modernização e globalização.
5º Last but not the list
A Vacina tardará a chegar, e a mais mortes infelizmente iremos assistir, bem como internamentos e casos de sobrevivência. Mantermo-nos seguros a nós e aos outros é nossa responsabilidade, não de qualquer entidade. Haverá o dia em que tudo isto terá solução, mas não é hoje. Por isso, temos de caminhar até ao amanhã!
Fiquem bem. Protejam-se a vocês e a quem amam!
Rita Araújo