
Uma das ferramentas de Gestão utilizada para qualificar o seu Serviço, é a contratação de um Cliente Mistério, em que a sua única missão é de avaliar a qualidade de atendimento, bem como parâmetros pré-estabelecidos. Numa altura de Cofinamento, com restrições apertadas nas lojas físicas, o Cliente Mistério caíu em desuso?
O Cliente Mistério é uma pessoa qualificada em avaliar de forma objetiva, imparcial e anónima a qualidade de serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa, sob o ponto de vista de Consumidor. É capaz de mensurar objetivamente o grau de satisfação e qualidade de atendimento, num objetivo empresarial de melhoria contínua de resultados para alcançar a excelência operacional e organizacional.
Se em 6 meses, face à Pandemia em que vivemos, grande parte das empresas adaptou-se à nova realidade, como medir então a evolução e adaptação dos seus colaboradores? Por exemplo que adianta ter uma estratégia digital de captação de leads se estas não são contatadas no espaço temporal de 5 minutos? De que adianta ter um Serviço de Delivery se a comida chega fria, ou a encomenda chega após da celebração pra que foi comprada?
Passou então o Cliente Mistério a ser uma ferramenta de Gestão obsoleta? Antes pelo contrário! É uma ferramenta de baixo custo, que importa dados fundamentais para a Gestão de uma empresa, bem como, ajudará a estrutura empresarial a ter uma solução rápida, eficiente e empática para o Cliente, gerando assim mais vendas.
Rita Araújo