A evolução do Setor da Restauração

O setor da restauração tem sido um dos mais afetados pela Pandemia COVID19, mas no entanto desenganem-se os que acreditam que este setor permaneceu imutável. Acredito que vamos assistir a uma completa revolução de paradigmas e oferta. Porquê? Continue a ler o artigo.

Do lado da procura, cada vez mais os consumidores buscam experiências positivas. Os preços cada vez mais elevados, fazem-nos ser cada vez mais seletivos nas suas opções. Por outro lado, com o aumento do teletrabalho e diminuição de espaços de escritório, levam a que muitas unidades de restauração, tenham que repensar a sua localização e oferta. Sem falar na tele escola que veio afetar muitos operadores de restauração, que oferecem uma alternativa a cantinas escolares, principalmente no setor privado. O poder de compra de cada um dos Portugueses diminui, quer por rendimentos do agregado familiar diminuidos, quer pela preocupação de uma poupança para os tempos incertos que vivemos.

Do lado da oferta, as margens diminutas do negócio são agravadas por horários pré-determinados de funcionamento. Cada vez mais a divulgação do conceito do restaurante, alinhado com uma Gestão Eficaz de Custos e Oferta para os Clientes, ganham uma importância primordial.

Enganem-se os que julgam que após Pandemia Covid tudo ficará imutável neste setor. É necessário apostar na especialização de meios e recursos, apostar numa equipa de RH forte e coesa e dotar os empresários de meios capazes de acompanhar a gestão do seu negócio. Muitos dos estabelecimentos não acompanharam esta mudança e apesar dos seus esforços, apostando em marketplaces com elevadas taxas de comissão vêm aí a sua salvação futura.

É necessário uma estratégia efetiva de negócio, controlo de custos, branding e uma equipa coesa para que cada um dos negócios neste setor sobreviva. Mas acima de tudo, qual o seu conceito, qual a motivação que o levou a entrar neste setor?

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: