Mas afinal o que é a Geração Millennial?

Em diversos artigos, conversas e debates engloba-se a geração Millennial nos adolescentes, mas na verdade, compreende a geração nascida entre 1980 e 2000. Sim depois desta geração também apelidada de geração Y, já temos a geração Z (Centarial) e geração Alpha.

geração dos Millennials, o seu comportamento e padrão de consumo, é pauta de discussão em todas as áreas desde a psicologia ao Marketing e Vendas. Mas quem são?
Também conhecidos como geração Y, os millennials representam uma faixa demográfica da população mundial. Existe controvérsia entre as datas e por isso algumas confusões. Esta geração desenvolveu-se numa época de enormes avanços tecnológicos e prosperidade económica, bem como o nascimento da Internet.

Classificar os indivíduos por geração é uma prática que vem sendo muito utilizada por empresas que querem refinar o seu discurso e as suas soluções de acordo com as características comportamentais da geração para a qual elas se destinam. E, assim, se destacar no mercado competitivo.

Além disso, essa classificação é bastante útil também para entender como os indivíduos se comportam no mercado de trabalho de acordo com a geração a que pertencem. É globalmente unânime a seguinte Classificação de Gerações e seu comportamento:

  1. Babyboomers: Nascidos entre 1945 a 1964

Esta é uma geração pós 2ª Guerra Mundial. O seu nome deriva da explosão demográfica que houve após o regresso dos combatentes. Caracteriza-se pela busca da estabilidade, conservadorismo com que foram educados e empenho no trabalho e antiguidade numa empresa. Mais do que a inovação e criatividade, a estabilidade e recuperação caracterizam esta geração.

Em contraste trata-se duma geração que muitos jovens gostariam de ter vivido: rebeldia na música, novos movimentos, auge do futebol mundial…

São a geração que menor uso dá a smartphones!

2. Geração X: Indivíduos nascidos entre 1965 a 1981

Assistiram à queda do muro de Berlim e migraram de uma tecnologia analógica para digital. Assistiram á ida do homem à lua… São considerados os “workaholics” uma vez que face a uma recuperação da economia mundial, a estabilidade era conseguida através do trabalho e fundamentos com que cresceram.

Passaram por todo o período de evolução tecnológica e pelo surgimento e desenvolvimento dos meios de comunicação, além de desfrutarem de estabilidade (profissional e familiar) e estarem ativos (tanto fisicamente quanto mentalmente). 

3. Geração Y ou Millenials: Indivíduos nascidos entre 1982 e 1994

Trata-se dos nativos digitais. São os indivíduos que hoje constituem a faixa etária dos 39 aos 27 anos. Nasceram na maior revolução tecnológica, onde o digital passou a fazer parte das suas vidas.

A revista Time em 2014 apelidou esta geração de egocêntrica : “eu, eu e eu”. Mas no entanto, face a facilidades concedidas pela geração anterior, esta geração não é conformista e busca atingir suas metas, como um emprego face ao aumento da concorrência.

4. Geração Z ou Centenial: Indivíduos nascidos entre 1995 e 2010 ( “Mudança de século”)

Muitas vezes confundida com os Millenials, esta geração pós Millenial apresenta características próprias. Desde logo porque nasceu e cresceu na era digital, na Internet. As suas relações são mais digitais e gaming, fãs de Youtubers e com uma forte apetência para conteúdos rápidos.

Representarão novas profissões, novos gadgets e startups e contribuem para a revolução tecnológica e automação de processos que já não fazem sentido serem executados pela vertente humana.

5. Geração Alpha: Nascidos após 2010

O que distinguirá esta geração das restantes?

Segundo Kotler e seu livro publicado em Abril deste ano, passamos a integrar o Marketing 5.0. A evolução é rápida, muito embora estarmos a atravessar uma Crise Global e Pandemia face ao Combate ao Covid19 e suas variantes.

Rita Araújo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.