Desmotivação Nacional?

É público que tenho frequentado várias ações de formação. Se a RVA Consulting se compromete com Qualidade e Inovação, como fazê-lo sem formação e best practises?

Em cada formação, um grupo é diferente do outro. Quer por questões demográficas, sócio-económicas ou mesmo culturais, sendo que as nossas formações nacionais ultrapassam fronteiras. Por aqui passa o meu primeiro pensamento. Na confiança internacional em frequentar ações formativas nacionais, credibilizando o seu valor acrescentado. Mas por outro lado….

Bem… Por outro lado! Cada vez mais é visível a olho nu a descaracterização nacional, o que me impressiona.

Estava eu ainda a iniciar os meus teen quando os meus pais nos surpreendem com a compra de uma autocaravana: “Está na hora de vocês alargarem fronteiras”. Mas que coisa desagradável, com todos a partilharem o mesmo espaço e sem tempo para grandes penteados. Mas foi maravilhoso, e ainda hoje me recordo dessas viagens pela Europa. Éramos um país desconhecido. Levávamos ao lado da matrícula o autocolante obrigatório “P”, confundidos com Polácos. Levávamos na mala de teto produtos Portugueses, que íamos dando a provar com quem nos cruzássemos. Apenas não nos foi permitido entrar na ex-Jugoslávia…..

Passamos anos…. para a grande elevação nacional através do futebol. Todos os valores incutidos em mim em criança, foram refletidos numa subvalorização nacional, num espírito comum de orgulho de nação nunca antes visto. Portugal alcança um nível de projeção mundial, por cada um de nós e não apenas pelas figuras com maior projeção no mundo.

Hoje assisto a um Portugal descaracterizado. Ouvi até que não somos um povo hospitaleiro… Nós que até tentamos falar todas as línguas, que incontornavelmente temos solução para tudo com a nossa criatividade? A nossa cozinha é confundida com a espanhola? Não… A nossa cozinha é conhecida como Portuguesa, com enorme projeção mundial.

Somos o que somos, somos únicos! Não somos perfeitos mas temos muito orgulho em sermos portugueses. Temos muito orgulho neste pequeno território que chegou até ao Japão e que hoje, ainda continua a ter projeção mundial, através de individualidades, desporto e turismo.

Tenhamos orgulho em Portugal e em sermos portugueses. Não subestimemos a nossa cultura, os nossos valores e acima de tudo a nossa identidade. Defeitos? Todos Temos!!!!!

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: