Após uma análise detalhada, apresentamos aqui 5 modelos, destacando o 5º, o Canvas, como o mais prático e funcional. Acima de tudo o Planeamento Digital é vital na sua Estratégia de Marketing e Comunicação.
- Modelo 8Ps
- Sostac
- IDM Strategic Model
- Plano e-Marketing
- Canvas
8 P’s: MARKETING DIGITAL
Conrado, 2012

- Pesquisa: Através do comportamento do consumidor, definir o meu público alvo (Personas)
- Planeamento: Planear o site como a plataforma de transação e negócios
- Produção: Gestão Logística de toda a plataforma de negócios Online
- Publicação: Definir todo o content Marketing através SEO
- Promoção: Criação de conteúdos que possam inclusivamente ser virais
- Propagação: Promover a partilha através de uma comunicação personalizada
- Precisão: Monitorização de Resultados
SOSTAC: MARKETING DIGITAL
P. Smith, 2015

- Análise da Situação: SWOT do mercado, Clientes (quem, porquê, como), Análise da concorrência, Análise de competências, Tendências do mercado, Performance/resultados
- Objetivos: Missão, Visão, KPI´s, 5 S’s, Sell (Venda), Serve (Serviço), Sizzle – fator ‘wow’ (Fator UAU que não se está à espera), Speak (Comunicação), Save (Retenção)
- Estratégia: Público, posicionamento, Parcerias Internas, Processos, Sequência e integração, Ferramentas táticas, Envolvimento
- Tática (de dentro para fora): Marketing mix online, Plano de contactos (Networking), Plano de conteúdo
- Ações: Responsabilidades e estrutura (Sistemas e processos e Checklists e guidelines), Equipa interna vs agência
- Controlo: Quem monitoriza o quê e quando? ( 5S’s + KPI’s e analítica ), Inquéritos de satisfação de Clientes, Frequência e processo de relatórios
IDM STRATEGIC MODEL
Kaufman e Horton, 2015
- Análise Estratégica: Análise Reputação (difícil!), Swot, Concorrência, Digital, Ciclo de Envolvimento Digital
- Definir e Estabelecer a Presença da marca: Clarificar valores, Definir objetivos, Moldar mensagem da marca, Estabelecer a presença online
- Transmitir e Promover Mensagem da marca: Content marketing, Social media marketing, Paid social promotion, Search Engine Optimization (SEO), Paid search
- Ligar e Converter Audiência alvo: Mobile, Social
- Medir e Afinar: Website performance management, Social performance management, Integrated performance management
Plano de E-Marketing
Baynast, Lendrevie, Lévy, Dionísio E Rodrigues (2018)

- Análise da Presença Digital: Comunicação, Vendas, Distribuição, Pós-venda, Objetivos, Taxas de crescimento pretendidas, Opções blended de interação
- Definição dos objetivos Digitais: Tráfego do Site, Percentagem de Vendas, Percentagem por produtos, Páginas vistas por Clientes, Resultados de surveys online sobre satisfação, Notoriedade da Marca, Reduzir Custos de Operações….
- Escolha das opções Estratégicas Digitais: Canais de Venda Online, Como compatibilizar o ambiente multichannel, Quais as redes sociais adequadas, Seleção de outros meios de interação
- Alocação de Orçamento para Presença Digital: Orçamento alinhado com os objetivos, Orçamento detalhado (campanhas, plataformas, etc)
- Ações de Implementação do Plano: Conteúdo, Promoção de mensagens, Produção de Ferramentas
- Controlo: Medição in real time, Insights, Que ferramentas utilizar
CANVAS

- Objetivos: 3 Principais Objetivos do Negócio
- Público Alvo: Criação de 2 Personas por Segmento
- Canais de Comunicação: Onde estão os Clientes?
- Onde estamos?: Análise da situação atual e desafios
- Valor Principal da Marca: O que ela oferece? O que a distingue
- Concorrência: Análise dos 3 principais Concorrentes
- Planeamento: Campanhas a 1 mês, 3 meses e 1 ano
- Orçamento de Marketing
- Métricas Principais: Como medir e ajustar
Sem Planeamento, aEstratégia delineada não poderá ser aplicada, medida e retificada em tempo útil. Tal como quando damos um jantar em casa: temos que convidar as pessoas, planear o menu e fazer a compra dos ingredientes e durante o jantar ir retificando o que falta para que todos estejam bem. Claro que é uma análise simplista, mas se planeamos o pequeno, também percebemos a importância de planear a Estratégia de uma Empresa.
Rita Araújo