Modelos de Planeamento Marketing Digital

Após uma análise detalhada, apresentamos aqui 5 modelos, destacando o 5º, o Canvas, como o mais prático e funcional. Acima de tudo o Planeamento Digital é vital na sua Estratégia de Marketing e Comunicação.

  1. Modelo 8Ps
  2. Sostac
  3. IDM Strategic Model
  4. Plano e-Marketing
  5. Canvas

8 P’s: MARKETING DIGITAL

Conrado, 2012

Os 8Ps do Marketing Digital - Adolpho Conrado, ADOLPHO, CONRADO - Compra  Livros ou ebook na Fnac.pt
  1. Pesquisa: Através do comportamento do consumidor, definir o meu público alvo (Personas)
  2. Planeamento: Planear o site como a plataforma de transação e negócios
  3. Produção: Gestão Logística de toda a plataforma de negócios Online
  4. Publicação: Definir todo o content Marketing através SEO
  5. Promoção: Criação de conteúdos que possam inclusivamente ser virais
  6. Propagação: Promover a partilha através de uma comunicação personalizada
  7. Precisão: Monitorização de Resultados

SOSTAC: MARKETING DIGITAL

P. Smith, 2015

SOSTAC(r) Guide To Your Perfect Digital Marketing PLan: save time save  money with a crystal clear plan: Volume 3: Amazon.co.uk: Smith, Mr P R:  9780956106841: Books
  1. Análise da Situação: SWOT do mercado, Clientes (quem, porquê, como), Análise da concorrência, Análise de competências, Tendências do mercado, Performance/resultados
  2. Objetivos: Missão, Visão, KPI´s, 5 S’s, Sell (Venda), Serve (Serviço), Sizzle – fator ‘wow’ (Fator UAU que não se está à espera), Speak (Comunicação), Save (Retenção)
  3. Estratégia: Público, posicionamento, Parcerias Internas, Processos, Sequência e integração, Ferramentas táticas, Envolvimento
  4. Tática (de dentro para fora): Marketing mix online, Plano de contactos (Networking), Plano de conteúdo
  5. Ações: Responsabilidades e estrutura (Sistemas e processos e Checklists e guidelines), Equipa interna vs agência
  6. Controlo: Quem monitoriza o quê e quando? ( 5S’s + KPI’s e analítica ), Inquéritos de satisfação de Clientes, Frequência e processo de relatórios

IDM STRATEGIC MODEL

Kaufman e Horton, 2015

Digital Marketing: Integrating Strategy and Tactics with Values, A Gui
  1. Análise Estratégica: Análise Reputação (difícil!), Swot, Concorrência, Digital, Ciclo de Envolvimento Digital
  2. Definir e Estabelecer a Presença da marca: Clarificar valores, Definir objetivos, Moldar mensagem da marca, Estabelecer a presença online
  3. Transmitir e Promover Mensagem da marca: Content marketing, Social media marketing, Paid social promotion, Search Engine Optimization (SEO), Paid search
  4. Ligar e Converter Audiência alvo: Mobile, Social
  5. Medir e Afinar: Website performance management, Social performance management, Integrated performance management

Plano de E-Marketing

Baynast, Lendrevie, Lévy, Dionísio E Rodrigues (2018)

  1. Análise da Presença Digital: Comunicação, Vendas, Distribuição, Pós-venda, Objetivos, Taxas de crescimento pretendidas, Opções blended de interação
  2. Definição dos objetivos Digitais: Tráfego do Site, Percentagem de Vendas, Percentagem por produtos, Páginas vistas por Clientes, Resultados de surveys online sobre satisfação, Notoriedade da Marca, Reduzir Custos de Operações….
  3. Escolha das opções Estratégicas Digitais: Canais de Venda Online, Como compatibilizar o ambiente multichannel, Quais as redes sociais adequadas, Seleção de outros meios de interação
  4. Alocação de Orçamento para Presença Digital: Orçamento alinhado com os objetivos, Orçamento detalhado (campanhas, plataformas, etc)
  5. Ações de Implementação do Plano: Conteúdo, Promoção de mensagens, Produção de Ferramentas
  6. Controlo: Medição in real time, Insights, Que ferramentas utilizar

CANVAS

  1. Objetivos: 3 Principais Objetivos do Negócio
  2. Público Alvo: Criação de 2 Personas por Segmento
  3. Canais de Comunicação: Onde estão os Clientes?
  4. Onde estamos?: Análise da situação atual e desafios
  5. Valor Principal da Marca: O que ela oferece? O que a distingue
  6. Concorrência: Análise dos 3 principais Concorrentes
  7. Planeamento: Campanhas a 1 mês, 3 meses e 1 ano
  8. Orçamento de Marketing
  9. Métricas Principais: Como medir e ajustar

Sem Planeamento, aEstratégia delineada não poderá ser aplicada, medida e retificada em tempo útil. Tal como quando damos um jantar em casa: temos que convidar as pessoas, planear o menu e fazer a compra dos ingredientes e durante o jantar ir retificando o que falta para que todos estejam bem. Claro que é uma análise simplista, mas se planeamos o pequeno, também percebemos a importância de planear a Estratégia de uma Empresa.

Rita Araújo

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