Marketing 5.0

Marketing 5.0 : Technology for Humanity:  Philip Kotler , Hermawan Kartajaya , Iwan Setiawan

Philip Kotler, pai do marketing e economista norte-americano vem há anos publicando livros que se tornam verdadeiros guias para todos os profissionais. No início de 2021, diante de todas as mudanças causadas pela pandemia, o conceituado autor seguiu o mesmo caminho e quase cinco anos depois de publicar Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, Kotler e os executivos da MarkPlus Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, juntam-se novamente para lançarem agora em Abril Marketing 5.0: Technology for Humanity, ainda sem tradução em português.

Esta nova abordagem surge como uma evolução do Marketing adaptada às inovações tecnológicas bem como fatores que transformaram a realidade humana, tal como o COVID 19. Assim, em busca de uma experiência do Cliente e já não tão só a satisfação das suas necessidades, a inteligência artificial e humana deverão-se fundir, aproximando a relação entre marcas e consumidores e promovendo a competitividade das empresas.

A máquina deverá gerir conteúdo, proceder à coleta de dados e extrapolá-los. Deverá fornecer algoritmos, procurar padrões e efetuar tarefas repetitivas e programáveis. Já a mente humana, encontrará soluções “outbox”, interpretando insights e desenvolvimento de novas soluções. A tudo se combina, como ingrediente fulcral, a empatia, criando relacionamento forte e promovendo o senso comum.

Através desta Simbiose, entre automação e personalização, os objetivos do Marketing 5.0 podem resumir-se a:

  1. Ligar a Marca ao lado emocional do Cliente
  2. Apoio de Causas Justas pelas Marcas
  3. Recomendação: Transformar os Consumidores em Embaixadores das Marcas
  4. Responsabilidade Social das Marcas
  5. Responsabilidade Ambiental das Marcas

Houve, com a pandemia COVID19, uma verdadeira mudança de Cultura e Hábitos. Cada vez mais os consumidores buscam na marca uma identidade, uma marca com que eles se identifiquem quer por valores, quer como responsabilidade Social e Ambiental.

Por outro lado os Consumidores percebem o seu valor perante as marcas e por isso desafiam-nas em políticas e valores, internos e externos, apoiando assim as mudanças que consideram relevantes.

Este é apenas um artigo breve. Muitos conceitos e mudança de paradigmas estamos a enfrentar. E temos que acompanhar as mudanças, adaptarmo-nos e reinventarmo-nos em prol da sustentabilidade.

Deixe os seus comentários e opiniões, porque muito ficou por escrever!

Rita Araújo

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