Cultura Empresarial: Novos Desafios

Identidade de Marca

O teletrabalho com muitos dos benefícios que tem para a empresa e colaborador enfrenta o desafio de identidade: da marca, da cooperação e da integração da mesma, com cada um dos colaboradores.

Muitas cooperações nos dias de hoje e face à situação pandémica, não valorizam os seus talentos, tendo por base a ameaça do despedimento. Mas como todos sabemos, os headhunters ainda não fecharam portas e as empresas ainda não desistiram de ir buscar o melhor do mercado. Por isso instala-se uma falsa ameaça sobre colaboradores, que de uma hora para a outra, se vêm cada vez mais afastados da identidade que representam!

Por isso, criou-se um ciclo vicioso nestes tempos pandémicos do vinculo colaborador/orgãos de gestão. Os orgãos de gestão continuam a acreditar que manter nos dias de hoje um posto de trabalho é uma regalia. Esquecem-se que há inúmeros headhunters em busca de colaboradores descontentes. Esquecem-se que se os seus resultados, não são assim tão maus, se deve à força de capital humano que possuem. Esquecem-se que para manter a identidade de uma organização, não passa por ter reuniões diárias agendadas às 10h!

Este artigo é penoso, bem o sei! Mas esquecemo-nos de um momento para o outro do que é cultura empresarial? Esquecemo-nos que a nossa maior valia é o Capital Humano?…….. Parece que sim!!!

A Cultura empresarial, a identidade duma marca e o fazer sentir a cada colaborador que faz parte dessa cultura, desse objetivo, não serve como desculpa a pandemia. Muitos são os bullet points que poderemos acionar para que cada colaborador, faça parte da cultura organizacional. Muito mais com todos os meios que hoje dispomos, onde a distância é encurtada por um click! Onde uma aprovação apenas carece de uma assinatura digital!

Neste sentido, vamos reter no nosso país, na nossa cooperação, na nossa empresa, os inúmeros talentos e aptidões únicas que temos. Uma mais-valia face ao nossa concorrente próximo. Porque desacreditem-se os mais cépticos que o Vosso concorrente não irá buscar e contratar um colaborador valioso da vossa empresa. A competitividade foi algo que o Covid19 ainda não alcançou!!! E o Capital Humano continua e continuará a se a maior fonte de riqueza de qualquer organização!

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: