O novo Perfil de Consumidor e-digital

O ano de 2020 foi pautado pela presença massiva de empresas e negócios na era digital. Planos e Projetos que estvam na gaveta sairam e rapidamente as empresas se adequaram com meios disponíveis para atingir os seus consumidores: Internet.

Rapidamente surgiram páginas e sites em todos os setores, anúncios nas redes sociais e posts na maioria delas. Mas é isto que os Consumidores atuais procuram? É nisto que se traduz uma presença digital com investimento em conteúdo orgânico e Ads?

Apenas através de uma Estratégia Inbound é que a maioria dos negócios alcança e comunica com o seu público-alvo e Clientes. Apenas através de um Conhecimento profundo de perfil de Consumidor, definição de perfil de Consumidor ideal e Comunicação Customizada de acordo com o target e sua classificação no Percurso de Vendas, é que uma presença digital poderá ser optimizada. Não adianta oferecer os seus serviços ou produtos, tem de os direcionar para uma necessidade. Se não a sua presença transforma-se em lixo by bits.

Neste pressuposto, a Comunicação deverá ser bilateral, onde a marca/negócio preenche as necessidades ou expetativas dos seus Clientes ou Potenciais Clientes. E quais são essas expetativas?

  1. Diferenciação: O Cliente hoje busca por soluções únicas, que satisfaçam as suas necessidades. Não é o Cliente que se tem de adequar ao produto/serviço mas sim, o contrário.
  2. Informação: O Cliente hoje através da informação disponibilizada está bem informado, não necessita de um contato fisíco com a equipa de vendas para saber as características de um produto/serviço. Mas sim, necessita desse contato para lhe transmitir as mais-valias e benefícios na sua aquisição.
  3. Segmentação: As mensagens e comunicação deverá ser personalizada de acordo com o meu público-alvo. Por exemplo é muito diferente uma mensagem de comunicação de venda de um automóvel para um homem e para uma mulher, pois tendencialmente cada género valoriza benefícios específicos.
  4. Rapidez e Proximidade: A informação e Oportunidades hoje, navegam por Internet, a uma velocidade rápida. Se a sua resposta não é eficaz, assertiva e rápida, os novos Consumidores irão buscá-la noutra fonte.
  5. Facilidade: Aqui as App deram um salto significativo e promissor, integrando rapidamente o Cliente com o produto/Serviço. A busca de informação de uma forma clara e simples é valorizada e reconhecida, quer seja através de um site ou de um contato telefónico. Assertividade mais uma vez é um ponto fulcral.
  6. Transparência: O e-consumer está bem informado. Estabeleça uma relação transparente e de confiança.

Não basta apostar em Comunicação online e ficar surpreso com os resultados obtidos, quer seja positivamente ou negativamente. Aposte numa Estratégia e Planeamento de Comunicação, com métricas e objetivos bem definidos!!!

Rita Araújo

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