A Cultura de uma Empresa perde-se com o Trabalho remoto?

A Chama transmite-se, não se apaga.

Da mesma forma que me questiono: A Cultura de uma família perde-se com o afastamento? Não, os valores, tradições e cultura não se quebram. No entanto é necessário prestar atenção, transmitir os valores e manter o contato possível, de uma forma adequada e segmentada para cada um.

Há muitos anos que estou habituada a trabalhar em Trabalho Remoto, misturado com Trabalho Presencial. Para mim, é necessário estar num ambiente calmo quando tenho que me concentrar, mas sinto também necessidade de absorver o ambiente empresarial, convivendo com colegas, trocando ideias e a realização de projetos conjuntos.

A Cultura de uma empresa não se perde com o Trabalho Remoto mas essencialmente a Motivação, Resilência e “lutar pela camisola!”. Então só aqui já estamos a falar de perda de Cultura de uma empresa no seu ativo mais importante: Os seus Colaboradores.

Independentemente da dimensão de cada empresa, é imperativo que se estabeleçam objetivos e que seja delineada uma estratégia de comunicação, quer a nível global organizacional, de grupos e unidades de negócio, como também individual, onde as hierarquias estabelecidas desempenham um papel primordial.

Não se trata apenas de marcar reuniões diárias cumprindo um cliché, muitas delas são improdutivas e pelo contrário, apenas alimentam a desmotivação. Trata-se de formar as hierarquias sobre a estratégia definida e sua adequação prática. Em muitas organizações o Departamento de Recursos Humanos não tem capacidade junto da Admnistração de o conduzir. Para isso servem então as empresas de Consultoria, que rapidamente vão dar uma nova vida a uma Cultura Empresarial.

A identidade de uma Organização não pode nunca ser abalada, e por isso, apenas todos temos de nos reinventar. Parece simples? Não. Mas apenas parar para pensar onde quer que a sua equipa esteja, como esteja e onde, já é o princípio para a elaboração de uma estratégia.

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

<span>%d</span> bloggers like this: