
A Cultura de uma Organização, tal como os nossos valores pessoais, é algo inabalável, , independentemente das situações adversas que uma organização enfrente.
Os Valores, a Missão e Cultura de uma empresa não poderá estar dependente que os seus Colaboradores e massa humana que a constitui, marque presença física num escritório ou intalações comuns.
Estes valores deverão ser transmitidos desde logo com o acolhimento de um novo Colaborador. Quantas empresas têm uma estratégia e planos estabelecidos para o acolhimento e primeiro dia de um Colaborador? Foi algo que o Covid19 veio transformar? Não!!!! Apenas veio aprofundar a necessidade desta falta, cometida no tecido empresarial português.
Um Colaborador motivado, acompanhado ao longo da sua trajetória na organização, produz muito mais que um Colaborador que apenas recebe um valor monetário de Prémio Anual, por vezes até, contestando a percentagem atríbuída face ao desempenho Global. Falamos já aqui de duas distintas vertentes: O acompanhamento, valorização e programa de crescimento profissional, com a Cultura da Empresa.
Não basta fazer reuniões diárias para estabelecer um vinculo Cultural. O Colaborador através de as suas chefias diretas, independentemente do grau hierárquico na empresa, necessita de se sentir uma mais-valia, uma peça de um puzzle completo.
Esta é uma das grandes necessidades que a RVAConsulting tem sentido nas organizações, e daí as nossas insistentes publicações. Com o trabalho remoto a comunicação inter-departamental começa a agravar-se, os dedos a apontarem-se, quando apenas é necessário uma estratégia global, um plano e uma comunicação única. Por vezes mais fácil, ao contratar um Serviço Externo, que consegue ter a neutralidade emotiva suficiente, para elaborar uma Comunicação e Plano Global. Por isso, a RVAConsulting, tal como outras consultoras existem. Contate-nos!
Rita Araújo