Consumidor 5.0

O que anseia este Consumidor? Experiência. E o que continuam grande parte das empresas a fazer? Oferecer Produto……

Leio milhares de artigos sobre o perfil de novo consumidor. Nada é feito! Penso que com a edição em Abri de Marketing 5.0, de de Philip KotlerIwan Setiawan e Hermawan Kartajaya  as empresas se foquem que estão mais atrás, que a velocidade neste momento é enorme e nada será como antes. A Pandemia Covid19 obrigou a uma aceleração contínua das estratégias, reinventarmo-nos e principalmente, se marketing é colmatar as necessidades dos Clientes, conhecê-los!

Hoje cruzei-me com a dona de um restaurante. Disse-me que o movimento continua muito baixo, porque as pessoas se habituaram a comer em casa. Questionei então, o que faz para ir de encontro às aspirações dos seus habituais Clientes e a resposta foi…. Tenho a porta aberta!

O novo perfil de Consumidor busca informação, compara as ofertas existentes, exista em comprar, repensa e toma uma decisão. Por outro lado, o Consumidor impulsivo, informado sobre as ofertas de mercado, é impulsionado pelas ofertas e descontos exclusivos. Tudo se traduz em rapidez, 24h/365 dias ano e as empresas têm de estar preparadas para esta suguez de informação.

Assim o novo consumidor não tolera filas. Busca a solução personalizada. Mais do que tudo, busca uma experiência. Busca empatia, novas sensações e não ficar por exemplo 10 minutos numa fila de supermercado. Aliás porque outra marca oferecerá a entrega gratuíta em casa. Confusos? Imaginem que busco um livro específico. Antes de o comprar, realizo uma pesquisa na NET e seleciono a compra em função das condições mais vantajosas. No entanto, se realizo uma busca por tema, ou busco na Internet a informação necessária para a minha necessidade, ou me dirijo a uma livraria. Se a minha experiência quer virtual, quer física me satisfazer, eu vou comprar o livro que satisfaz as minhas necessidades. Mas mais ainda, eu vou recomendar aquela marca porque soube ir de encontro às minhas necessidades específicas, o que se traduz num influenciador no seu raio de atuação.

Por outro lado, se não me identifico com uma Marca, nem sequer busco a sua oferta. Ou seja, hoje o Consumidor sabe o poder que detém sobre uma Marca e obriga-a a identificar-se com uma Causa, ter Responsabilidade Social e Ambiental. Isto é muito importante porque traduz toda uma explosão de paradigmas.

Então satisfaço os meus Clientes por ter a porta aberta, ou tenho que ir de encontro às suas aspirações, proporcionar-lhe uma experiência nos diferentes estágios de ciclo de compras e um Branding adequado ao conceito do meu negócio?

Muitas questões… Muitos Pensamentos. A sustentabilidade e rentabilidade de cada negócio necessita de uma visão estratégica, planeamento, ação e medição de resultados. Porque já não estamos na era do “achómetro”.

Rita Araújo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: