
Começando do início: Marketing ainda é visto como propaganda, publicidade. Mas Marketing como conceito, englobando depois diversas vertentes. Segundo Philip Kotler: “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro,“
Temos aqui já duas condicionantes variáveis: A oferta e a Procura. Por isso, o Marketing de uma forma global é uma ciência em constante mutação, de acordo com as leis da Oferta e da Procura, adequando-se ao mercado em que se insere. É uma ciência, uma arte de criar valor e adequar produtos e serviços para as necessidades do mercado.
Se o perfil do consumidor muda, seus hábitos e crenças, será normal que o Marketing também evolua no sentido de criar uma ligação com as necessidades do Consumidor, independentemente da área de Marketing em que nos foquemos: estratégico, Relacional, Digital ou Research. O Marketing acompanha as tendências de mercado e necessidades do Público- Alvo em cada setor.
Quando me iniciei nesta área tinha uma Bíblia que muitos se recordarão: “O Mercator“. Fiquei deslumbrada com o estudo de Michael Porter sobre a competitividade da economia portuguesa, em 1994, encomendado pelo Ministro da Indústria e decidi envergar os meus conhecimentos e habilitações pela área do Marketing e profundo saber dos “Diamantes” de Porter., em seu livro “A Vantagem Competitiva das Nações“.
Este último parágrafo parece que nos remete a um passado distante, certo? A evolução tecnológica, associada a diferentes contextos sócio-económicos, que deflagram nos dias de hoje na Pandemia Mundial COVID19.
Nós Consumidores mudamos, o mercado mudou. Então porque não haveria esta ciência evoluir também, quando o seu propósito é relacionar Consumidores/Oferta de Mercado?
Vejamos então as 4 fases, de acordo com o americano Philip Kotler, e consensuais de evolução desta ciência:
Marketing 1.0: Orientado para o Produto
- Início séc. XX
- Segunda Revolução Industrial
- O esforço era para produzir em grande escala, não dando lugar a personalização de produtos
- O Sucesso de um Produto dependeria dos 4Ps
- Henry Ford: “O Cliente pode ter o carro da cor que quiser, contando que seja preto”.
Marketing 2.0: Orientado para o Consumidor
- A partir anos 60, há o aumento de concorrentes e popularização dos meios de comunicação.
- É nesta fase que se divulgou a máxima: ” O Cliente tem sempre razão“
- O Marketing baseado nos seus 4 Pilares, assenta na arte de conquistar, fidelizar e manter um relacionamento com os Clientes.
- Crescem as pesquisas e estudos de mercado.
Marketing 3.0: Centrado em Valores
- Os Clientes procuram identificar-se com os valores e missão das empresas
- A Internet vem potencializar a comunicação e torna possível uma gestão de relacionamento com Clientes em larga escala
- Cada Cliente identifica-se e passa a acompanhar a atuação ambiental e social das empresas
- As estratégias de Marketing passam a englobar transferência de valores e experiências positivas para os Clientes.
Marketing 4.0: Marketing Digital
- A globalização da Internet, tornou possível a disponibilização de informação em tempo útil, mudando radicalmente a forma como os Consumidores se relacionam com as Marcas
- Com o Big Data o Marketing ganhou poderosas ferramentas de análise do perfil de consumidor
- As estratégias passam a contemplar 360º, em ações on-line e off-line
- Os Clientes querem prontidão, rapidez de resposta e estão cada vez mais abertos a experiências, dado o seu conhecimento adquirido.
O Marketing não tem motorizações. É sim uma ciência em constante evolução adequando-se a todas as condições de Procura/Oferta. O Mercado Digital permite-nos chegar a mercados inalcançáveis, mas também por outro lado, a uma segmentação precisa do nosso perfil de consumidor. Como consumidores, hoje a informação está disponível e cabe-nos a nós fazer a melhor escolha!
No entanto, ficam aqui duas dicas para que sua gestão de marketing se atualize:
1. Humanize sua marca
Uma marca deve representar um ser humano, capaz de criar relacionamentos e estabelecer conexões afetivas.
2. Lembre-se de que o conteúdo é o rei
Saber o que é Marketing 4.0 implica em entender que estamos numa época de bombardeio de informações ao consumidor. Sendo assim, é inevitável que ele não consiga dedicar atenção às marcas.
No entanto, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, poderá aproximar-se dos clientes com mensagens relevantes, no timing que eles necessitam.
Rita Araújo
Bom dia! RVA Consulting, estou interessado em um concurso sobre como vender ( entenda comunicar) um produto. Que tipo de produto é?
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Entrarei em contato consigo brevemente. Obrigado Rita Araujo
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Estamos em QAP!
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