Ranking das redes sociais 2020

De acordo com a nossa análise, o número de registos e utilizadores varia consoante a fonte de dados, mas a posição geral no Ranking não! No entanto alertamos que a sua estratégia de Marketing Digital não se deve basear num Ranking, mas sim numa estratégia e planeamento baseado na “Persona”, o seu Cliente ideal e target.

Em 2020, o Facebook lidera incondicionalmente o ranking. Muito se falou no desgaste desta plataforma, mas a realidade é que continua a ter membros ativos em percentagem crescente. A maior revelação de 2020, é sem dúvida o WhatsUp, muito utilizado em conversas individuais e de grupo, mas também como ferramenta de Marketing Digital através do Business WhatsUp. O TiK Toc originalmente constituido por membros jovens, tem vindo a aumentar a média de idades, talvez devido ao seu grau de divertimento e aos níveis de confinamento que vivemos nos últimos meses. No entanto esta subida de faixa etária tem sido documentada em diversos artigos, mas ainda não conseguimos obter um número plausível!

As redes sociais dominam a nossa vida, e a cada ano, surgem novas plataformas para nos conectar ainda mais com outras pessoas. Só no último ano, conetaram-se 3.484 bilhões de usuários em todo o mundo! Provavelmente já ouviu falar do YouTube e do WhatsApp, mas será que conhece o Qzone ou o WeChat? 

Vejamos então os números , publicados, ressalvando uma vez mais, que divergem consoante a fonte:

Social Media20192020Variação
Facebook2,271 biliões2,27 biliões=
YouTube1,8 biliões1,9 biliões+
WhatsApp1,5 biliões
Facebook Messenger 1,3 biliões
WeChat 1,08 biliões
Instagram1 bilião1 biliões=
Dados biográficos:

Aplicativos como o Twitter, tão controversos em meios políticos e discussão de ideias, ficou em 12º lugar da lista com 326 milhões de utilizadores. A rede mais famosa de interação entre empresários, o Linkedin, regista o número de 303 milhões de utilizadores, ficando assim classificado em 2020 em 14º lugar.

A sua “persona” está no meio digital, mas mais do que números em massa necessita de segmentar o seu público-alvo para a encontrar, interagir e comunicar eficazmente.

Rita Araújo

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