Como se Preparar para uma e-Apresentação?Tips&Tricks

Realizar uma apresentação, sem estar a visualizar a reação do público, pode-se tornar num desafio mais stressante do que podemos imaginar. Sabemos que o Moderno “Buyers Journay” trouxe um conceito de auto-educação, auto-busca: os consumidores buscam a informação sozinhos, sem ajuda de nenhuma marca ou entidade. Apenas quando tomam a decisão de compra, é que contatam o Departamento Comercial. Assim o tradicional Funil de Vendas tornou-se obsoleto, uma vez que não há um ciclo pré-definido, um diagrama mas sim uma Jornada irregular, que apenas poderemos controlar criando experiências e alimentando a sua sede. Os Webinars são uma fonte de conhecimento, cada vez mais utilizada: Apresentamos aqui alguns Conselhos gerais e adaptados a esta nova realidade.

Independentemente da plataforma utilizada, há 3 três requisitos essenciais: Ter uma boa conexão de internet, garantir que não tem ruído de fundo e que o sistema de som está perfeito e que a sua imagem é bem vísivel e não está cortada nem desfocada. Iremos aprofundar:

  1. Objetivo
  2. Caraterização da Audiência
  3. Plataforma a utilizar
  4. Ambiente
  5. Planificar e Desenhar a Apresentação
  6. Treinar e Testar

Objetivo:

Sempre falar sobre um tema, deverá ficar claro qual o objetivo da sua comunicação, de forma a que o conteúdo que irá preparar se enquadre no evento, ou no objetivo traçado.

Aumentar a notoriedade? Construir uma Relação de Confiança? Seja qual for o seu objetivo, não seja a solução, seja a pergunta, ou seja “Nós ajudamos, vai aprender algo, vou ajudá-lo, vou resolver os problemas por si”.

Não tente vender algo “Experts go deep, pretenders go wide and shallow”: Foque-se num tema específico e não num tema abrangente onde não poderá explorar o seu conhecimento, nem os seus interlocutores o testarem. Nunca promova produtos ou serviços. A audiência fará essa pergunta.

Que esperam os organizadores da apresentação/comunicação e que resultados esperam da audiência? (ou eu)

Caraterização da Audiência:

Os meios digitais alargam a audiência, uma vez que o evento se torna global e não local. Permite também sem deslocações, abranger um público mais numeroso e diversificado.

Graças à digitalização, é possível determinar as caraterísticas da audiência, se são novatos no tema ou especialistas. Deverá ter dados complementares no seu bloco de notas, de forma a poder às questões que possam surgir ou que sejam pertinentes, com dados concretos.

Por outro lado, se tiver audiência estrangeira, será recomendável que a sua apresentação tenha legendas noutra lingua, em Inglês, linguagem mais universal.

A quem vou dirigir a minha Comunicação?

Plataforma a Utilizar:

Deverá escolher a plataforma com a qual se identifica e se sente mais confortável, caso seja o organizador. Não deverá descurar de enviar antecipadamente o link aos participantes, de forma a que também eles, testem a conexão.

Caso seja convidado de um evento, deverá testar antecipadamente a plataforma, realizar os downloads se necessário e familiarizar-se com a ferramenta. Geralmente aqui torna-se mais simples, uma vez que durante a transmissão, a organização se encarregará de todos os detalhes técnicos.

A plataforma está a funcionar corretamente, antes do evento se iniciar?

Ambiente:

Deverá assegurar-se que escolhe um fundo sem distrações, estático e sem muitos elementos. Deverá também assegurar-se que não sofrerá nenhuma interrupção durante a apresentação.

O seu Visual deverá ser cuidado, mas simples, sem muitos adornos, de forma a não dispersar a comunicação.

A imagem a ser transmitida deverá pelo menos, contemplar os seus ombros. Para uma comunicação mais efetiva através da linguagem gestual, os seus antebraços deverão estar destapados.

As cores a utilizar deverão ser sóbrias, quer na vestimenta, quer nos adornos.

O que poderá causar distração à minha audiência?

Planificar e Desenhar a Apresentação:

É recomendável que o início da apresentação descreva os temas a abordar. A apresentação deverá ser esquemática do discurso que pretende transmitir e mais possível sucinta e assertiva.

Não exagere no tipo e formato dos carateres, utilize gráficos e esquemas sempre que possível e que melhor ilustrem o seu discurso.

Não se esqueça de ter consigo um suporte, para alguma questão que tenha que aprofundar mais, podendo inserir anexos no final da apresentação, o que tornará muito mais dinâmica a sua comunicação.

Que mensagem pretendo transmitir?

Treinar e Testar:

Peça ajuda a um familiar ou amigo e treine a sua apresentação. No dia da comunicação sentir-se-à mais descontraído e apto para falar para uma câmera. Por outro lado, sentir-se-à mais confortável com a plataforma.

Em facebook página Guia Digital, dirigido ao público em geral

Um Webinar ou uma Live têm muitas vantagens e uma delas é criar autoridade instantânea, aumentando assim a taxa de conversão. Estabeleça uma conexão com a audiência, construa uma causa um propósito.

Não tenha uma postura formal, mas sim uma postura verdadeira: Responda a questões dificeís, reconheça os seus erros, seja natural, criando assim uma relação emocional. Demonstre que não está a esconder informação, está a partilhar tudo que sabe, mas a partir daqui terão de o consultar. Tal como um teaser dum filme, crie a sua história!

O que posso melhorar?

Rita Araújo

One thought on “Como se Preparar para uma e-Apresentação?Tips&Tricks

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: