Foram 24 anos sem disputa de provas para o campeonato de F1 em Portugal, mas este ano, 2020 poderá ser o início do fim de um ciclo.

O primeiro grande prémio de F1 disputado em Portugal foi em 14 de Agosto de 1958, no Circuito Urbano da Boavista.
Após a temporada de 1960, a F1 esteve afastada dos circuitos Portugueses, voltando em 21 Outubro de 1984 ao Circuito do Estoril. Assistimos a grandes pilotos como Ayrton Senna e Alan Prost a vencerem e a disputarem o Campeonato Mundial.
Em 22 de Setembro de 1996, a última corrida em solo português foi marcada pela vitória de Jacques Villeneuve, com domínio completo da equipa Williams. Em 1997, as melhorias exigidas para o Circuito do Estoril não ficaram prontas a tempo, pelo que a F1 se afastou de Portugal.
Agora em 2020, iremos receber uma prova do campeonato de Portugal, não no Estoril, mas no circuito de Portimão onde ocorrem diversas provas mundiais de diferentes modalidades. Teremos oportunidade de demonstrar o que melhor sabemos fazer em Portugal: Ser uns excelentes anfitriões! Teremos oportunidade que este evento conste na calendarização das provas mundiais de F1.
Numa altura em que o Turismo português atravessa uma das crises mais profundas, poderemos arrecadar com este evento, aberto apenas a cerca de 5.000 espetadores, 30 a 130 milhões de euros, sem contar o prestígio nacional.
Força Portugal, iremos demonstrar aquilo que tão bem sabemos fazer e que a calendarização do GP F1 em Portugal faça parte da calendarização de provas no futuro!!
Rita Araújo