Num processo de Venda Emotivo, como ultrapassar a barreira de 2 metros e uso de máscara?

Num processo de Venda Emotivo, como ultrapassar a barreira de 2 metros e uso de máscara?

Tenho falado com diversos Consultores Comerciais que me colocam esta questão. Embora não tivesse uma resposta imediata, não foi por isso que não fomos em busca de soluções e falamos com especialistas…

Toda a nossa comunicação como ser humano, não se prende com expressões faciais. Embora importantes e num Consultor Comercial esta skill esteja amplamente desenvolvida, a nossa forma humana de comunicar é surpreendente.

Desde logo pela captação do olhar! Se estamos a ser interessantes, o interlocutor apenas desviará o olhar para o que nós apontarmos.

Falamos já de mais dois sentidos: a comunicação gestual e a comunicação oral. Um discurso monocórdico não capta a atenção de ninguém, ao invés, de um discurso fluído, com várias entoações. Somos mais enfusivos quando falamos de determinado benefício para o Cliente e menos efusivos quando se trata de alguma questão ou ponto que requer a nossa seriedade. Somos efusivos quando gostamos e somos apaixonados pela informação que estamos a transmitir e menos efusivos quando não estamos tão seguros do que transmitimos.

A comunicação gestual é desde logo um fator muito importante na comunicação. Transmite as nossas sensações e emotividade, embora por vezes pensemos que não. Transmite a captação do interlocutor ou seu afastamento por não nos sentirmos tão cómodos no nosso discurso. O velho exemplo de nos encostarmos para trás na cadeira ou por sua vez, endireitarmos o corpo para a frente, é um clássico de análise comportamental.

Não entrando em detalhes, no atendimento ao público é fulcral que capte a atenção do interlocutor. Essa atenção é conquistada por uma forma equilibrada e sustentada de comunicarmos e não é afastada por uma máscara. Será se para si a máscara for encarada desde logo como um obstáculo de comunicação. O Consumidor por sua vez, já se habituou a estes novos hábitos, e para ele essa barreira não existe, antes pelo contrário, apenas transmite segurança.

Se o seu interlocutor não se pode aproximar de si mais de 2 metros, porque não aumentar o canal de comunicação através de écrans de maior dimensão e de um espaço privado e confortável? Porque não enviar toda a informação por e-mail em tempo real ao seu Cliente, ao invés de esperar mais uns minutos? Porque não debater na hora a sua Proposta integrada de valor?

Encontramos na nossa pesquisa, este interlocutor divertido, André Buric, que de uma forma fluída nos ajuda a Comunicar: http://neuropersuasao.com.br/. Além de Cursos gratuítos tem também alguns vídeos no youtube que em nada são maçadores, nem com uma linguagem muito técnica.

As barreiras físicas são transponíveis. Não deixamos de sorrir ao entrar numa loja e cumprimentar os Colaboradores. E eles não sentem esse afeto? Claro que sim!!

Rita Araújo

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