Pricing: Hoje fomos às compras….

Todas as semanas, ou dias específicos existem campanhas determinadas para alguns artigos de Consumo, com a sua divulgação em folhetos, email marketing, sms,…. Mas será que essas campanhas são efetivas e representam vantagens para o Consumidor e para a Marca?

Analisemos o preço de um produto associado a uma campanha. Como Consumidor teremos que contabilizar o Custo de Deslocação, o tempo dispendido na fila de espera para entrar no Ponto de Venda, bem como o tempo de Compra. Ou por sua vez, teremos de contabilizar o Tempo de Encomenda face à velocidade do site ou App, Custo de Entrega e Prazos de Entrega. Mas será que as Campanhas online correspondem às Campanhas no Ponto de Venda?? Nem sempre.. Existem Campanhas de preço exclusivas on-line. Em alguns pontos de Venda as Campanhas não estavam anunciadas no preço de compra, mas a Campanha foi refletida no talão final de compra.

Como provedor é necessário contabilizar e medir o impacto da campanha, afluência às lojas e site, bem como aumento de faturação pela alavancagem também de outros produtos. Estarão todos os pontos de venda a divulgar as Campanhas pré-definidas?

Sabe como está efetivamente a posicionar-se no mercado? Sabe os prazos e custos de entrega dos seus concorrentes? Tem a certeza que determinado produto é sensivel à alteração de preço por parte dos Consumidores e que justifica uma Campanha Preço? Estão todos os Pontos de Venda a divulgar as Campanhas de pricing em vigor?

Paramos para tomar café. Café adquirido num copo de plástico, com colher de plástico, ao mesmo preço que habitualmente custava. Não nos foi sugerido nenhum produto para acompanhar o café, nem uma promoção de up-selling. Olhamos para o Menú do dia, agora em formato Take Away, disponibilizado em caixas de plástico, ao mesmo preço do habitual, onde já sabemos que o desafio do Menú do dia é equilibrar Preço/Qualidade devido às margens de lucro das mesmas. Ficamos intrigados…..

Seguimos para a Farmácia. Ao nosso lado uma senhora confirma que não quer aviar a receita com o marca habitual, mas que prefere um genérico. Genérico esse diferente do que ela experimentou porque lhe dava dores de cabeça. Neste momento não pode comprar o medicamento original… Sugere ainda a compra de Paracetamol para aliviar as dores de cabeça que previa. Obviamente esta conversa foi conduzida por um especialista farmacêutico e teve um desfecho apropriado…

Ficamos a pensar… Estarão as seguradoras a promover eficazmente a cobertura de apoio à aquisição de medicamentos com receita médica???

Acabar o dia sem comprar um carro novo? Nem pensar!!! Após termos recebido via redes sociais, email marketing e sms condições únicas de aquisição, a oportunidade não poderia esperar. Após termos configurado a nossa viatura e termos solicitado mais informações, obtivemos uma resposta da Marca/Concessão de contato apenas por alguns. Fomos também levados a adquirir um automóvel que se encontrasse em stock, uma vez que algumas fábricas estavam fechadas, retardando, além do transporte a entrega da viatura. As condições de venda diferiram entre marca, mediante as promoções estabelecidas, mas também entre Concessões da mesma marca.

Será o valor final de uma Proposta a melhor Proposta? Estarão os Consultores Comerciais a valorizar uma proposta agregada, como por exemplo o valor final do contrato face às condições de financiamento? Não, decididamente na nossa amostra, não! Nem tão pouco os serviços e vantagens agregados à Proposta são mensuráveis e valorizados.

Estará a sua comunicação a ser efetiva? A estratégia pricing trás efetivamente benefícios para o Consumior e Ponto de Venda? Está a ser mais competitivo adoptando uma estratégia de pricing que os seus concorrentes?

Complicado?! A RVA Consulting numa relação de parceria, consegue responder a estas questões e ajudá-lo a posicionar-se numa posição competitiva no mercado, bem como numa comunicação efetiva com os Consumidores. Pricing? Apenas uma das principais ferramentas.

Rita Araújo

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